Edição: 294

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/5/26

Portal do Bairro Comercial Digital de Abrantes

Portal Agora reúne as lojas do centro histórico de Abrantes

Intervenção de Manuel Jorge Valamatos

Foi lançado esta quinta-feira, 22 de maio, o portal do Bairro Comercial Digital de Abrantes, onde, a partir de agora, qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, pode comprar produtos que estão nas lojas do nosso centro histórico. Tornar o centro histórico mais moderno, competitivo e atrativo são os principais objetivos do Bairro Comercial Digital de Abrantes.

“Agora” é o nome dado ao Bairro Comercial Digital de Abrantes que representa “a ponte entre a tradição do comércio de proximidade e as novas ferramentas digitais. É o símbolo de uma cidade que valoriza as suas raízes, mas que não tem medo de inovar. Uma cidade que está pronta para o futuro”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, na sessão de lançamento da plataforma de comércio eletrónico.

“Hoje, o centro histórico de Abrantes e o seu comércio dão um passo firme em direção ao futuro. Um passo que nasce da vontade coletiva de inovar sem perder a identidade, concretizado com recurso à criação de uma plataforma digital de comércio online, pensada de raiz para servir os nossos comerciantes, os seus consumidores e toda a comunidade”, salientou Manuel Jorge Valamatos.

“Esta plataforma é, na prática, um grande centro comercial aberto ao mundo. Uma montra coletiva onde todas as nossas lojas, serviços e outros negócios locais podem estar presentes, permitindo que qualquer consumidor, esteja em Lisboa, em Paris ou em qualquer parte do mundo, possa adquirir aquilo que, até agora, só encontrava fisicamente no centro histórico da nossa cidade”, sublinhou o autarca.

No âmbito do projeto do Bairro Comercial Digital, que resulta de um consórcio entre o Município de Abrantes e a Associação Comercial e Empresarial (ACE) dos concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal, Mação e Vila de Rei e representa um investimento de mais de 670 mil euros ao abrigo do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, são disponibilizadas aos comerciantes várias ferramentas de marketing digital, desde campanhas personalizadas até à integração com redes sociais e newsletters, que lhes permitem promover os seus produtos com mais alcance, aumentar as vendas e fidelizar os clientes.

Apresentação do Bairro Comercial Digital de Abrantes

“O Agora assenta na transformação digital do centro histórico e na criação de condições reais para que o nosso comércio tradicional se torne mais atrativo, mais eficiente e mais competitivo”, explicou Manuel Jorge Valamatos remetendo para os 13 pontos de wi-Fi gratuitos já instalados no centro histórico, bem como os 322 sensores de tráfego que já estão em funcionamento com informação disponibilizada em tempo real nos MUPIs e na app Abrantes360. De igual forma, a monitorização do tráfego vai permitir medir a afluência de pessoas e veículos, horas e zonas de maior movimento, apoiando decisões comerciais e de gestão urbana.

Até ao momento, estão instalados 7 MUPIs que se apresentam como pontos de comunicação com os munícipes onde se encontram informações úteis, sobre eventos, campanhas e produtos do nosso comércio.

Brevemente, juntam-se a estas valências os cacifos inteligentes (smartlockers) que permitem a recolha de compras 24 horas por dia, sem dependência dos horários comerciais, o que se apresenta como uma mais valia para quem tem horários diferentes ou prefere a flexibilidade.

Manuel Jorge Valamatos deixou um agradecimento “aos 49 comerciantes que aderiram ao projeto e 26 lojas estão já online, aos que já promovem os seus negócios nos MUPIs e aos que se preparam para dar esse passo” e destacou a concretização de investimentos estruturantes para a dinamização do centro histórico como a reabilitação do Cineteatro São Pedro, a construção do MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte e a recente abertura do Museu de Arte Contemporânea Charters de Almeida, o futuro Pavilhão Multiusos ou a requalificação de espaços como o Parque Radical.

Por sua vez, Frederico Miranda, Vice-Presidente da ACE, sublinhou que este projeto é “uma oportunidade muito importante para os comerciantes” e afirmou que “a Associação estará sempre ao lado dos comerciantes e dos empresários para os apoiar nestes desafios”.

O lançamento oficial da plataforma do Agora contou ainda com o testemunho de três comerciantes do centro histórico (Rui Simões, Elvira Fernandes e Renato Valério) que destacaram a importância deste projeto junto dos comerciantes.

O plataforma de e-commerce do Agora está disponível em www.agora.abrantes.pt onde, conforme explicou Jessica Galvão Mendes, gestora do Bairro Comercial Digital, os utilizadores poderão encontrar os produtos das várias lojas do centro histórico aderentes e comprar tudo num único carrinho de compras, uma área dedicada à restauração onde poderão encomendar refeições que serão entregues por estafetas locais  e outra área onde será possível fazer a marcação online de serviços (cabeleireiro, saúde, entre outros).

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.