Ricardo Duque vai ser adjunto da ministra da Cultura, Juventude e Desporto
Pedro Rodrigues nomeado administrador executivo da empresa municipal Óbidos Criativa
2025-07-03 18:16:05

Pedro Rodrigues
Pedro Rodrigues foi nomeado, esta segunda-feira, 30 de junho, administrador executivo da empresa municipal Óbidos Criativa. A nomeação surge na sequência da saída do cargo de Ricardo Duque, que assumiu, recentemente, funções como adjunto da ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes. O gestor, natural de Óbidos, integrou a estrutura da empresa desde 2022 enquanto assessor da administração, pelo que a indigitação para o cargo surge como uma aposta na continuidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na empresa municipal. De resto, com um percurso enraizado no associativismo local, Pedro Rodrigues tem um conhecimento privilegiado da realidade e das necessidades da comunidade.
O Município de Óbidos tem demonstrado um “compromisso claro com os jovens, acreditando nas suas capacidades e no potencial transformador que representam”. “O nosso território está cheio de talentos e é fundamental que os aproveitemos, dando-lhes condições para crescer. O Pedro Rodrigues é um exemplo desse percurso de valorização e aposta no capital humano local”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Óbidos.
Filipe Daniel sublinha que, ao longo do seu percurso profissional, Pedro Rodrigues evidenciou uma “capacidade sólida de articulação entre equipas e uma escuta atenta dos diferentes stakeholders que integram o ecossistema criativo, económico e identitário de Óbidos – comerciantes, associações e instituições culturais, até ao tecido empresarial”.
O Conselho de Administração da Óbidos Criativa passa agora a ser presidido por Paulo Santos, mantendo-se Ana Margarida Reis como vogal.
A nova composição da administração foi aprovada em reunião de Câmara extraordinária esta segunda-feira, 30 de junho, e formalizada, no mesmo dia, em Assembleia Geral, com o objetivo de dar continuidade ao trabalho desenvolvido e potenciar o papel estratégico da Óbidos Criativa no desenvolvimento integrado e sustentável do território.
Pedro Rodrigues: um percurso ligado à comunidade
Pedro de Jesus Rodrigues nasceu em Óbidos e, desde cedo, desenvolveu um percurso estreitamente ligado à comunidade local, tanto a nível associativo como profissional. É licenciado em Gestão, pela Universidade de Évora, e pós-graduado em Marketing Intelligence pela NOVA IMS – Information Management School, formação que consolidou uma abordagem orientada para a análise estratégica, planeamento, e para a medição de impacto em contextos organizacionais.
Durante mais de três anos, desempenhou funções como técnico de gestão de Marketing, numa área altamente especializada em marketing digital e publicidade online. Atuou maioritariamente no mercado norte-americano, com plataformas de tracking, aquisição de utilizadores, análise de dados e performance, o que o levou a representar a empresa em duas das principais feiras mundiais do setor: a Affiliate Summit West (Las Vegas, 2020) e a DMEXCO (Colónia, 2019).
Esta experiência permitiu-lhe desenvolver uma visãoglobal do mercado digital, aliando a capacidade de atuação em ambientes exigentes ao foco em resultados, à inovação constante e a uma postura orientada para a tomada de decisão estratégica. Ainda jovem, assumiu funções de liderança em várias estruturas associativas do concelho. Foi presidente e fundador da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, tendo sido o responsável pelo seu processo de constituição, e, desde então, tem vindo a ocupar cargos de diretor em várias entidades, como a Associação de Jovens Voluntários das Gaeiras e o Rancho Folclórico e Etnográfico da Capeleira.
Atualmente, é presidente da Associação para o Desenvolvimento Comunitário do Concelho de Óbidos – Espaço Ó, onde promove projetos de valorização do território com impacto cultural, social e formativo para a comunidade. Integrou a Óbidos Criativa como assessor da administração, cargo que desempenhou entre fevereiro de 2022 e a atualidade. Nesse período, acompanhou de perto todas as dimensões da gestão da empresa municipal, com um papel ativo na articulação institucional, no planeamento de eventos estratégicos e na execução de projetos.
Foi o “braço direito” do então administrador Ricardo Duque, com quem trabalhou em estreita proximidade, sendo um elemento central no acompanhamento técnico e humano da equipa, dos processos e da relação com os diferentes parceiros. Destacou-se ainda pela capacidade de captação e negociação com parceiros estratégicos, contribuindo de forma direta para o crescimento e sustentabilidade da empresa municipal, reforçando a ligação com o tecido económico, cultural e institucional.
Fonte: CMO
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.