De 19 a 21 de setembro
ÁGORA regressa ao Castelo de Leiria em setembro com programação singular concentrada num único fim de semana
2025-08-08 12:30:44

Castelo de Leiria
O Castelo de Leiria volta a ser palco do ÁGORA, projeto que faz da cidade e da sua memória um lugar de encontro entre o presente e o que ainda está por vir. Este ano, o projeto concentra toda a sua programação num único fim de semana, de 19 a 21 de setembro, num formato mais intenso, onde diferentes territórios artísticos dialogam num dos ícones maiores do património histórico-cultural da cidade de Leiria. São três dias de programação multidisciplinar que cruzam música, artes performativas, instalação, e desafia o público a descobrir e redescobrir o Castelo de Leiria através de diferentes perspetivas.
Entre os primeiros nomes confirmados estão Abdullah Miniawy, artista e poeta egípcio que apresenta The evens, Rahma, Um espetáculo em que os instrumentos de sopro esticam o tempo de forma frágil, flutuando entre cantos de pássaros e o som de uma flauta indiana;
No cartaz estará também Tó Trips & Fake Latinos, novo projeto do guitarrista dos Dead Combo, que se faz acompanhar por Alexandre Frazão, António Quintino e Helena Espvall no disco Dissidente que representa “Uma mão cheia de músicas, de lugares, de histórias de vida”;
E ainda Memória de Peixe, banda conhecida pelos seus diálogos ao vivo entre jazz, rock, mantendo viva a arte de transformar loops de guitarra e bateria em canções onde cabe a surpresa, a improvisação e uma sensibilidade pop muito própria, traz ao palco o mais recente disco III.
A programação integra ainda o percussionista e compositor Pedro Almiro, que explora as possibilidades do ritmo e da improvisação num concerto de forte componente acústica e eletrônica, e o espetáculo Belonging | E di | Pertenencia | Zugehörigkeit | Pertença | 絆 de Raquel André, que propõe uma reflexão coletiva sobre o sentimento de pertença, identidade e “a quem, a quê ou aonde sentes que pertences?”, num formato próximo do cine-concerto, onde a música e a imagem se encontram.
Mais artistas e detalhes da programação serão anunciados em breve, com a promessa de fazer do Castelo de Leiria um espaço singular de criação, diálogo e partilha.
Tal como nas edições anteriores, o bilhete habitual do Castelo de Leiria garante o acesso às atividades do ÁGORA, com lotação limitada à capacidade dos espaços. O acesso ao castelo é gratuito para residentes no concelho de Leiria, mediante apresentação de comprovativo de morada e identificação.
ÁGORA é um projeto cultural, que ao longo de três dias, propõe um programa de música, artes performativas, instalações artísticas e ativa uma fruição e reflexão do património (i)material no seio do Castelo de Leiria.
Fonte: Let´s Start a Fire!
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.