Edição: 298

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/9/7

Através da Comunidade Intermunicipal do Oeste

Municípios do Oeste manifestam profundo pesar pela tragédia ocorrida no Ascensor da Glória

Elevador da Glória (Foto: Tripadvisor)

A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) e os 12 Municípios da região manifestaram esta quinta-feira, dia 4 de setembro, o seu mais profundo pesar pela tragédia ocorrida no Ascensor da Glória, em Lisboa, no dia 3 de setembro de 2025.

“Associamo-nos ao dia de luto nacional decretado pelo Governo de Portugal para 4 de setembro de 2025, prestando homenagem às vítimas deste trágico acidente e expressando a nossa solidariedade às suas famílias e a todos os que foram diretamente afetados. A região do Oeste une-se ao país neste momento de consternação e memória coletiva, reafirmando o seu respeito e reconhecimento também pelo trabalho das autoridades e serviços de emergência que, desde os primeiros instantes, têm assegurado o socorro e apoio necessários”, refere a OesteCIM.

O acidente, recorde-se, envolveu as duas carruagens do elevador da Glória, sendo o mais grave a carruagem ascendente, cuja cabo se terá partido, causando a sua descida descontrolada, que terá descarrilado na curva a meio da descida e embatido violentamente contra a parede de um prédio. Até ao momento, foram contabilizados 16 mortos e 21 feridos, sete dos quais em estado grave.

Acidente Elevador da Glória: PJ cria linha de informação oficial

A Polícia Judiciária criou uma linha direta de informação oficial direcionada a entidades oficiais e a familiares das vítimas do trágico acidente ocorrido no Elevador da Glória – Tel. 211 968 000 | e-mail chefepiquetelx@pj.pt

Para um eficaz e ágil desempenho deste serviço, solicita que apenas familiares, amigos próximos e entidades oficiais o utilizem.

A Polícia Judiciária exprime a sua profunda consternação e solidariedade para com as vítimas e seus familiares.

Tudo fará, no âmbito da investigação em curso e da identificação humana, para o cabal apuramento dos factos, em articulação com outras entidades: Ministério Público, Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, Polícia de Segurança Pública e Autoridades de Proteção Civil.

 

A Polícia Judiciária esclarece que, no âmbito do trágico acidente no Elevador da Glória, estão confirmadas as nacionalidades das 16 vítimas mortais, depois de identificadas cientificamente, com a colaboração do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses:

cinco portugueses, dois sul coreanos, um suíço, três britânicos, dois canadianos, um ucraniano, um americano e um francês.

O cidadão alemão dado, na quinta-feira, como sendo uma das vítimas mortais, veio a apurar-se, durante a noite, que se encontra internado no Hospital de São José.

    Fonte: OesteCIM e GIC|PJ

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.