Edição: 298

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/9/8

Ex-deputado municipal foi eleito em 2021 pelo Nós Cidadãos

José António Correia é o cabeça de lista do Chega à Assembleia Municipal de Alcobaça

José António Correia na apresentação da sua candidatura em 2021

O ex-deputado municipal José António Correia, eleito em 2021 pelo Nós Cidadãos, é o cabeça de lista do Chega à Assembleia Municipal de Alcobaça nas eleições autárquicas de 2025. Segundo o empresário, “nos últimos anos, a atual presidência transformou a Assembleia Municipal num palco da soberba e da arrogância, onde se confundem liderança com autoritarismo. Um espaço que deveria ser livre e plural tem sido conduzido com avareza política e com uma evidente falta de carácter, privilegiando interesses pessoais e partidários em vez de colocar o povo no centro das decisões.”

Para José António Correia, “a Assembleia Municipal, que devia ser o pilar da democracia local, tornou-se numa mera extensão do executivo camarário, incapaz de exercer a sua função de fiscalização, incapaz de dar voz a todos e, pior ainda, incapaz de respeitar a confiança que o povo nela deposita. Eu não venho para perpetuar este ciclo de arrogância e de conivência, venho

para mudar.”

A minha vida inteira foi feita de trabalho no terreno, no sector privado, com resultados concretos e de proximidade com as pessoas. Não vivo da política – coloco-me ao serviço da política. E essa é a

diferença fundamental entre mim e o atual presidente e candidato. Enquanto outros se perdem em vaidade e distância, eu apresento-me com humildade e coragem. Enquanto outros se fecham em jogos de bastidores, eu coloco-me disponível para ouvir e dialogar com todos. Enquanto outros tratam a Assembleia Municipal como propriedade pessoal, eu quero devolvê-la ao povo de

Alcobaça”, adianta o ex-candidato independente eleito nas listas do Nós Cidadãos.

José António Correia quer “uma Assembleia respeitada, independente e transparente. Um espaço onde a voz de todas as forças políticas seja ouvida em igualdade. Onde os cidadãos sintam que têm representantes de confiança, e não representantes que se escondem atrás da arrogância e da soberba do poder. Não estou sozinho. Faço parte de uma equipa forte, unida e determinada, que se candidata a todos os órgãos autárquicos do concelho. Uma equipa que não promete mundos e fundos, mas que apresenta soluções sérias, responsáveis e exequíveis.

Prioridades da lista do Chega

■ Restituir a independência da Assembleia Municipal, acabando com o domínio político-partidário do executivo.

■ Combater injustiças como a taxa de saneamento para quem só tem fossas sépticas.

■ Baixar o preço da água, que é uma das mais caras do Distrito e reduzir a gestão dos desperdícios, com substituição das redes de fibrocimento, as mais antigas em especial da Benedita.

■ Cerca de metade do Concelho não tem saneamento básico, vamos incrementar e avançar para que o Concelho seja ambientalmente limpo, reduzindo as infiltrações e inquine as águas subterrâneas dos lençóis freáticos.

■ Reabilitar a Cidade de Alcobaça, e outras onde se ache necessário no Concelho, encontrando soluções mistas públicas e privadas para o efeito.

■ Incrementar a construção privada, pondo à disposição dos privados os inúmeros espaços urbanos municipais há décadas sem qualquer utilização e que retiram urbanidade a cidade.

■ Vias e acessos, acabar com as ruas sem saída, que são dezenas, ligar os bairros estes também sem saídas, isto obriga a completar a rede viária da cidade, ligando à variante e estender esta até Aljubarrota, ligado ao IC9 com o nó de acesso a Aljubarrota

■ Criar uma Polícia Municipal para restaurar a ordem urbanística e a confiança dos cidadãos, evitando as construções ilegais como tem acontecido nos últimos anos, que são agora retroativamente legalizadas pelo PDM o que é uma ilegalidade.

■ Eliminar Avenças e privilégios, sempre os mesmos, a transparência tem de voltar a ser a regra.

■ Valorizar os funcionários municipais, libertando-os da burocracia inútil que trava o serviço público.

■ Só a última prestação de contas foi aprovada sem reservas pelo ROC, pelo que se justifica realizar uma auditoria independente às contas da Câmara e dos SMAS, Porque quem não deve não teme

■ Por convicção e porque acredito que é o melhor para Alcobaça, defendo a localização do hospital do Oeste, em duas unidades uma na zona de Alcobaça-Caldas e outra em Bombarral-Torres Vedras.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.