Edição: 299

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/10/14

Governo vai reanalisar a localização

CDU e BE criticam “recuo inaceitável” do Governo sobre o Hospital do Oeste

Jorge Humberto, candidato do Bloco de Esquerda em Torres Vedras

A CDU manifestou, no dia 8 de outubro, a sua profunda preocupação e indignação face às declarações do primeiro-ministro, que confirmou que o Governo não irá avançar com a construção do novo Hospital do Oeste. Para a coligação PCP-PEV, “esta decisão representa um grave retrocesso nas respostas públicas de saúde à população da região, e constitui uma afronta às legítimas aspirações das comunidades e dos profissionais de saúde do Oeste.”

A construção do Hospital do Oeste é uma exigência antiga e uma necessidade incontornável. A CDU tem sido, desde o primeiro momento, uma das forças mais empenhadas na defesa deste investimento essencial, que permitiria garantir cuidados de saúde de proximidade, qualidade e dignidade às populações dos concelhos do Oeste.

As declarações agora proferidas pelo primeiro-ministro confirmam, segundo a CDU, “a falta de vontade política dos sucessivos governos do PS e AD em concretizar este projeto fundamental. Trata-se de uma decisão que contraria os compromissos assumidos localmente e vai também ao encontro da incoerência do PSD, que nas autarquias do Oeste tem vindo a prometer o que, na prática, os seus governos nacionais nunca concretizam.”

A CDU reafirma que o acesso à saúde pública e de qualidade é um direito constitucional e não uma promessa eleitoral descartável, prometendo continuar, lado a lado com as populações e os profissionais, a exigir:

• A concretização imediata do projeto do novo Hospital do Oeste;

• O reforço dos meios humanos e técnicos nos atuais hospitais da região;

• Uma política de investimento público que coloque as necessidades das populações acima dos interesses económicos e partidários.

A CDU apela à mobilização dos autarcas, trabalhadores e utentes da região para que esta luta continue, até que o Governo assuma as suas responsabilidades e dê resposta a uma das maiores carências estruturais do Oeste porque “o Oeste não pode esperar mais. O Hospital é uma urgência.”

Bloco critica manobra política no adiamento do Hospital do Oeste

O Bloco de Esquerda de Torres Vedras considera lamentável o adiamento indefinido da decisão sobre o Hospital do Oeste, anunciado por Luís Montenegro, acusando o PSD de usar o tema como manobra política para ganhos locais nas Caldas e em Óbidos, contrariando o estudo técnico que apontava o Bombarral como localização.

O partido critica a incoerência do PSD, Chega e IL, que publicamente defendem o hospital, mas nas votações no Parlamento abstêm-se sancionando decisões que o atrasam. O Bloco teme que a vitória da direita em Torres Vedras ponha em causa o apoio à solução no Bombarral e deixe o concelho prejudicado nos cuidados de saúde.

Reitera ainda a defesa de uma decisão técnica já tomada e da construção urgente do hospital, condenando o uso político da saúde pública. O candidato à Câmara de Torres, Jorge Humberto Nogueira já tinha denunciado a jogada política que se preparava, tendo em conta as Autárquicas, o que se veio agora a confirmar

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.