33.ª Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia (FAG)
FAG 2025 abriu portas na Marinha Grande para 10 dias de artesanato, gastronomia e animação
2025-11-29 23:29:23

Liliana Prior e Paulo Vicente na visita â FAG 2025
A 33.ª Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia (FAG) da Marinha Grande abriu oficialmente este sábado, 29 de novembro, no Pavilhão n.º 1 do Parque Municipal de Exposições, assinalando o arranque de mais uma edição dedicada à valorização do artesanato português, da gastronomia regional e da cultura popular. A organização está a cargo da Associação Social, Cultural e Desportiva de Casal Galego (ASCDCG), com o apoio do Município da Marinha Grande, do IEFP e das três juntas de freguesia do concelho.
Na inauguração, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Vicente, afirmou o orgulho do Município ao “apoiar esta iniciativa, porque acredita que investir na cultura, no artesanato e na valorização das tradições é investir no futuro do nosso território”. O autarca dirigiu uma palavra de “profundo reconhecimento à Associação Social, Cultural e Desportiva de Casal Galego (ASCDCG), entidade organizadora, desta Feira, pelo empenho, dedicação e visão demonstrados na concretização de mais uma edição deste evento, tão relevante para a Marinha Grande”.
A presidente da Assembleia Municipal, Catarina Sarmento e Castro, considerou que a FAG representa a concretização de um compromisso com a promoção da identidade cultural do nosso concelho e a dinamização económica da região. “Também nós, enquanto representantes públicos, temos o dever de apoiar as associações que, como a ASCDCG, dão vida à nossa comunidade”, acrescentou.

Membros da organização e patrocinadores da 33.ª Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia (FAG) da Marinha Grande
A presidente da direção das ASCDCG, Liliana Prior, apelou “a que todos aqueles que têm responsabilidades na comunidade continuem a apoiar este evento, que já faz parte da nossa identidade coletiva. A FAG representa a preservação de uma herança cultural única, garantindo que o artesanato português se mantém protegido, valorizado e fiel à sua autenticidade”.
Os visitantes da FAG 2025 têm a oportunidade de encontrar representados dezenas de artesãos oriundos de várias regiões do país, expositores de produtos gastronómicos, zonas de restauração, food trucks, bares, tasquinhas e espaços dedicados às Juntas de Freguesia da Marinha Grande, Moita e Vieira de Leiria.
O artesanato é certificado, podendo observar-se trabalhos em madeira, cerâmica figurativa, tecelagem, joalharia de autor, brinquedos em madeira, papel criativo, cestaria, vidros trabalhados e produções exclusivas de unidades produtivas artesanais.
Na área da gastronomia, existem produtos regionais, poncha da Madeira, queijos e enchidos da Serra da Estrela, gin’s artesanais, doces conventuais, tripas de Aveiro, comida brasileira, pastelaria regional e diversos pratos típicos nos restaurantes oficiais e tasquinhas.
O programa cultural é um dos pontos fortes da feira, com atuação de artistas e grupos reconhecidos nacionalmente, entre eles: 4Mens, Quim Roscas & Zeca Estacionâncio, Pearl Band – Tributo a Pearl Jam, Kappa Jotta, ÁTOA, Festival de Tunas, espetáculos infantis, escolas de dança, DJ sets e humoristas como Jorge Batista e Taverna Comedy.
Fonte: GCI|CMMG

Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.