Edição: 302

Diretor: Mário Lopes

Data: 2026/1/17

Com remoção integral das coberturas existentes em painéis de fibrocimento

ULS do Oeste conclui substituição do telhado no Hospital de Peniche

Nova cobertura do Hospital de Peniche

A Unidade Local de Saúde do Oeste (ULS do Oeste), concluiu a intervenção de substituição do revestimento das coberturas do Hospital de Peniche, no âmbito das ações de manutenção e requalificação das infraestruturas hospitalares. A obra consistiu na remoção integral das coberturas existentes em painéis de fibrocimento, que foram substituídas por materiais mais adequados, permitindo uma melhoria significativa das condições de isolamento térmico e de impermeabilização do edifício, em conformidade com as exigências técnicas e regulamentares em vigor.

No decurso da intervenção, procedeu-se igualmente à aplicação de novas telas betuminosas nas caleiras. Foram ainda substituídas as claraboias, assegurando a manutenção da iluminação zenital nos locais anteriormente existentes.

A intervenção representou um investimento total de 802.637,73 €, contando com uma comparticipação do Fundo de Reabilitação e Conservação Patrimonial – ESTAMO, no valor de 741.050,50 € e decorreu conforme o planeado, sem impacto no normal funcionamento dos serviços, nem na prestação de cuidados de saúde à população.

A remoção das coberturas em fibrocimento representa uma medida fundamental de segurança e saúde pública, eliminando o amianto existente. A substituição por materiais modernos e seguros garante, simultaneamente, melhores condições de isolamento térmico e impermeabilização, contribuindo para a sustentabilidade e durabilidade das instalações e traduzindo o empenho da ULS do Oeste na requalificação e renovação do Hospital de Peniche.

A Unidade Local de Saúde do Oeste agrega, desde 1 de janeiro de 2024, numa única entidade o Centro Hospitalar do Oeste, o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul, integrando os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço. A população residente da área geográfica de influência direta da ULS do Oeste é de 235.231 residentes, distribuídos por aproximadamente 1.348 km².

      Fonte: ULS|Oeste

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.