Edição: 303

Diretor: Mário Lopes

Data: 2026/2/4

Nas infraestruturas municipais

Município de Ourém disponibiliza apoios à população no âmbito da passagem do depressão Kristin

Destruição florestal e de postes de comunicação e eletricidade foi significativa na região

O Município de Ourém está desde a madrugada de 28 de janeiro a enfrentar as consequências da Depressão Kristin, com forte impacto um pouco por todo o concelho e danos severos em habitações, empresas e infraestruturas. Também as comunicações, o fornecimento de água e energia elétrica foram fortemente afetados pelo fenómeno meteorológico, com consequências ainda por resolver em várias freguesias do concelho, afetando de forma drástica as populações.

A autarquia está desde a primeira hora a prestar apoio aos munícipes, com respostas para as necessidades mais urgentes tendo em conta os vários constrangimentos que ainda se verificam e condicionam o quotidiano das populações afetadas. Neste sentido, a autarquia disponibiliza instalações para banhos e higiene pessoal, nomeadamente os balneários da Piscinas Municipais de Ourém e de Caxarias, assim como os balneários dos Pavilhões de Caxarias e Freixianda, no horário compreendido entre as 08h00 e as 20h00.

Também as instalações do Teatro Municipal de Ourém e da Casa do Administrador estão abertas à população que necessite de acesso a rede wireless, condições para teletrabalho, aquecimento e pontos de carregamento de energia, entre as 09h00 e as 19h00. As instalações da incubadora de empresas Startup Ourém estão disponíveis para empresários que careçam de um espaço com condições para coworking, ligação à Internet e apoio ao teletrabalho, com horário de funcionamento das 09h00 às 18h00.

O Município definiu ainda pontos para entrega e levantamento de bens prioritários que respondam às necessidades básicas das populações afetadas. O Centro Municipal de Exposições tem acolhido inúmeras doações solidárias de todo o país e neste momento continua disponível para receber bens essenciais, tais como fruta de conservação prolongada e alimentos não perecíveis (arroz, enaltados, cereais, leite, etc.).

O Estaleiro Municipal tem sido o epicentro para entrega e recolha de lonas, telhas, espuma poliuretano, plástico em rolo, silicone, cordas (até 8mm) abraçadeiras, pilhas e lanternas, entre outros materiais de apoio e proteção. As estruturas estão em funcionamento entre as 09h00 e as 20h00, mas os horários poderão ser ajustados em função da evolução da situação.

Para mais informações sobre os procedimentos para entrega e recolha de bens poderão ser usados os contactos 249 549 068 e 968 811 360.

O Município continua a acompanhar de perto a evolução da situação e as dificuldades da população, certo de que com responsabilidade e sentido coletivo será possível ultrapassar as inúmeras dificuldades que ainda subsistem.

    Fonte: LC|GIC|CMO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.