IFIC- Instrumento Financeiro para a Inovação e Competitividade
Ministro da Economia anuncia até 400 milhões de apoio a empresas afetadas pela tempestade
2026-02-17 21:26:04

Paulo Vicente, Manuel Castro Almeida e João Rui Ferreira
O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, anunciou esta terça-feira, 17 de fevereiro, durante uma reunião com empresários, na Marinha Grande, a criação de um novo programa de apoio exclusivamente dirigido às empresas da região, afetadas pela tempestade Kristin.
O encontro decorreu no Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos (CENTIMFE) e contou com a presença de representantes do Município da Marinha Grande, CCDRC, Estrutura de Missão, IAPMEI, CIMRL, associações empresariais e setoriais e empresários.
O ministro revelou que o Governo vai abrir, até ao final do mês de fevereiro, o IFIC — Instrumento Financeiro para a Inovação e Competitividade, criado com verbas do PRR não executadas. O novo concurso será exclusivamente destinado às empresas da região Centro, afetadas pela tempestade, focado em investimentos que poderão ascender aos 400 milhões de euros, com uma dotação pública de 150 milhões.
Segundo Manuel Castro Almeida, o apoio poderá assumir uma comparticipação do Governo entre 30% e 50% a fundo perdido, constituindo “uma fonte de financiamento nova”, pensada para acelerar a recuperação económica e reforçar a competitividade regional.
O ministro sublinhou ainda que o objetivo é adequar o dinheiro às reais necessidades da região, estabelecendo regras de elegibilidade em diálogo com o tecido empresarial. Nesse sentido, a reunião serviu para ouvir as empresas e ajustar o programa.
O secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, reforçou que o instrumento é particularmente orientado para a indústria e alinhado com necessidades regionais e setoriais.
Para o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande “este novo programa representa um sinal concreto de reconhecimento das dificuldades vividas pelas empresas da nossa região e da necessidade de uma resposta excecional”.
Paulo Vicente acrescentou que “a tempestade provocou danos profundos no tecido empresarial da Marinha Grande e o impacto foi transversal a vários setores. As empresas precisam de apoio para recuperar, modernizar-se e reforçar a sua competitividade. Sabemos que muitas enfrentam desafios sérios e imediatos, por isso, importa que esta e outras medidas sejam tomadas para fortalecer a nossa economia”.
O vice-presidente da Câmara, Armando Constâncio, deixou dois apelos ao Governo: que auxilie o Município a desbloquear o processo de alargamento da Zona Industrial, que se encontra limitado pela existência de terrenos do ICNF; e a melhorar as acessibilidades, passando por alternativas rodoviárias ou eventual isenção de portagens.
Durante a reunião, empresários e representantes setoriais partilharam preocupações e propostas e chamaram a atenção para problemas não resolvidos, como o custo elevado dos geradores devido à falta de normalização da média tensão, situação que ainda está a afetar muitas empresas.
Fonte: GCI|CMMG

Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.