+MpM tem três eleitos e PS dois eleitos na Câmara Municipal
Aurélio Ferreira chega a acordo com o PS para governar a Marinha Grande
2021-10-20 15:21:14
A Sessão Solene de Instalação dos Órgãos do Município da Marinha Grande teve lugar no dia 18 de outubro, na Casa da Cultura – Teatro Stephens, com a presença de vários autarcas independentes do País, entre os quais Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto. Aurélio Ferreira, presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande anunciou ter chegado a acordo com o Partido Socialista para governar a autarquia. Sinal desse acordo foi a eleição do socialista Curto Ribeiro para presidente da Assembleia Municipal, com os votos da bancada do +MpM e do PS. A ex-presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, renunciou ao mandato de vereadora.
“Agora que acabaram as eleições, sou presidente de todos os munícipes do nosso concelho. O trabalho que temos pela frente é árduo. Sem perdas de tempo vamo-nos empenhar com todas as nossas forças para atingir o sucesso que a terra merece, respondendo à vontade e empenho que os marinhenses sempre demonstraram. Foram os marinhenses que nos transmitiram estas condições de governabilidade. É assim que faremos, em diálogo entre todos os eleitos, para que se possa recuperar o tempo perdido e conduzir o concelho rumo ao desenvolvimento”, referiu o novo presidente da Câmara, eleito pelo +MpM – Movimento pela Marinha.
Aurélio Ferreira apelou também ao consenso entre todos os eleitos: “Queremos assumir compromissos com todos os eleitos, pois a eventual ou hipotética falta de união e coesão no executivo não nos levará a parte nenhuma, levará apenas a perda de tempo e à não resolução de problemas. É pois, do interesse de cada um, a concentração de esforços para recuperarmos esta terra. Da minha parte tudo farei para que impere o diálogo e estou extremamente empenhado que assim seja nos próximos quatro anos.”
Assim, “considero de extrema importância que, em conjunto, possamos delinear e concretizar os melhores projetos, porque estou certo de que todos ambicionamos um melhor futuro para o nosso concelho. Tenho a certeza que é necessário um esforço coletivo, do qual gostaria que nenhum eleito na Câmara Municipal, na Assembleia Municipal e nas Assembleias de Freguesia, ficasse de fora. Mas para alem dos eleitos, o empenho deve também pertencer às associações e clubes, às empresas e trabalhadores, aos munícipes”, acrescentou.
O autarca congratulou-se com a qualidade dos eleitos: “A equipa dos seis vereadores hoje empossada é composta por gente muito competente. Escolhida para governar a nossa terra, tem nas suas mãos uma trabalhosa e desafiante missão.” Nos próximos anos, lembrou que “são muitos os projetos que pretendemos concluir. Apenas como exemplo, a adutora Picotes-Marinha; a creche do edifício da Ivima; rede de abastecimentos de água na zona de Picassinos e Amieira; o saneamento na Amieira; a requalificação da Rua do Sol; a requalificação do parque da Passagem; a Rua das Chedas; a reabilitação da rede viária; a reabilitação do espaço publico no Casal de Malta.”
“Outros projetos haverá para lançar e realizar ao longo do mandato”, referiu o autarca, “como a piscina, esperando ultrapassar os problemas da contratação pública e dos seus cada vez mais complexos e burocráticos caminhos. O foco será sempre o de criar condições para quem cá vive se sinta feliz, atrair novos moradores e apoiar as empresas que cá estão, ou cá se querem instalar, criando emprego de qualidade e bem remunerado.”
Os requisitos “passarão pelos compromissos anunciados na área cultural, desportiva, social, olhando a saúde, a educação e a juventude, o comércio e turismo, como elementos de coesão social duma comunidade. Não vamos baixar os braços junto das instituições do estado, exigindo o que temos direito para o concelho e o que precisamos para o engrandecer. Pretendemos valorizar a excelência dos nossos concidadãos, relevando cada um pelos feitos alcançados nas mais diversas áreas. Queremos envolver os marinhenses dispersos pelo país e os da diáspora, que nos ajudem a dar dimensão do que somos e o que fazemos, espalhando os feitos desta terra e quem cá vive”, defendeu.
Aurélio Ferreira não esqueceu o processo de coesão territorial, defendendo que “temos de cooperar com os municípios vizinhos para engrandecer a nossa região numa saudável competição, mas desejável harmonia, que trará visibilidade, melhor emprego e excelentes condições de vida à Comunidade Intermunicipal onde nos inserimos.”
Para o autarca, que é também empresário, “este processo de diálogo estará presente na diplomacia económica, que iremos implementar neste mandato. A partilha de experiências nas diversas áreas, consolidadas na governança e sustentabilidade com outros municípios com condicionantes semelhantes, mesmo que longínquos, é essencial para promover a Marinha Grande como cidade tecnológica no meio da natureza, e, desta forma, atrair quadros qualificados e investidores.”
Aurélio Ferreira quer “uma cidade segura e atrativa”, em que “a proximidade e a confiança entre os cidadãos, tem de ter no executivo camarário o maior exemplo”, mas garante que “nada disto farei sozinho. Vou empenhar-me na valorização dos trabalhadores da Câmara, disponibilizando-me para os ajudar e apelando para que com o seu profissionalismo e trabalho em equipa sintam a nobre missão de servir os nossos munícipes. Juntos vamos trabalhar em prol do nosso concelho.”
O líder do +MpM deixou “uma nota de regozijo e agradecimento aos eleitos do Partido Socialista, que mostraram disponibilidade para trabalhar connosco na Câmara. Teremos de ser capazes de responder às necessidades imediatas, sem contudo comprometer o futuro.”
Para isso, “precisamos de reorganizar os serviços da Câmara, tornando-os mais eficazes ao serviço dos munícipes, tratar do ambiente, de garantir a segurança, de contribuir para um justo equilíbrio social, de assegurar que todos podem fruir da terra. Queremos uma comunidade disponível para as empresas, para as famílias, incentivando os jovens e cuidando dos idosos. Queremos ter uma terra com futuro, e agradeço aos marinhenses terem confiado em mim e na nossa equipa, terem-me dado esta oportunidade, que orgulhosamente vou agarrar e defender. Tudo farei para merecer a vossa confiança”, concluiu.
Luís Guerra Marques despede-se da presidência da Assembleia Municipal
Luís Guerra Marques despediu-se da presidência da Assembleia Municipal, após vários mandatos no cargo, defendendo que “ estamos conscientes que, a Assembleia Municipal, sendo um órgão eminentemente político, no qual todas as críticas e denúncias sobre a forma como a governação é feita têm lugar, quem está á frente da mesma não deve ser, por si, um elemento que destabilize e crie, nessa qualidade, dificuldades acrescidas ao executivo. Esse papel caberá aos deputados municipais, se o entenderem por bem fazer e se tiverem consciência que, essas críticas, só beneficiam o concelho.”
Por isso deixou um conselho ao seu sucessor “Ao Presidente, independentemente da origem política de onde vem, deve, no nosso entender, não ser por si, e enquanto tal, um elemento que crie dificuldades a quem governa. Esse é o nosso entendimento das funções de um Presidente da Assembleia Municipal, e foi isso que procurámos fazer nos 2 mandatos anteriores a este que agora termina, também como Presidente deste órgão, e foi também essa a função que procurámos seguir, na condução deste órgão, no mandato que agora chega ao fim.”
Curto Ribeiro (PS) eleito presidente da Assembleia Municipal
Aníbal Curto Ribeiro, que desempenhou o cargo de deputado municipal e líder da bancada do PS durante vários anos, foi eleito agora presidente da Assembleia Municipal. Teve como adversários na corrida Luís Guerra Marques (CDU) e Joaquim Pereira (PSD), vencendo por larga maioria.
Elogiou o seu antecessor neste cargo, Luís Guerra Marques, que “com a sua discrição e atitude de diálogo permanente no exercício do cargo de Presidente honrou e dignificou esta Assembleia. Todos reconhecemos este valioso património que agora herdo do Dr. Luís Guerra Marques, que unanimemente é reconhecido como tendo sido exemplar no seu mandato”, garantindo que “esforçar-me-ei para o honrar, continuar e desenvolver no que se justificar.”
Relativamente ao novo presidente da Câmara Municipal, Curto Ribeiro assegurou que “da Assembleia Municipal terá estou certo, e tudo farei para que assim aconteça, para além da cooperação institucional esperada e indispensável, a proximidade e colaboração nas relações entre os dois órgãos, a bem do desenvolvimento e o benefício de todos os Marinhenses.”
O autarca recordou que “a Assembleia Municipal é uma das casas da democracia e o daí o nosso empenho em que esse desígnio seja mantido” e garantiu, da sua parte, “a promessa de rigor, de imparcialidade, de isenção e de ponderação na condução dos trabalhos. Aos marinhenses a certeza de que, na pessoa do seu presidente, este órgão é sempre uma porta aberta para acolheras suas preocupações, e terá garantido todo o empenho na procura das soluções adequadas.”
Curto Ribeiro adiantou que “a Assembleia Municipal não tem propriamente um programa político, mas pode e deve ter um programa de ação. A Assembleia Municipal tem obrigação de com o seu contributo, ter participação no debate dos grandes desafios que a Marinha Grande tem de enfrentar e conquistar”, defendendo que “a Assembleia Municipal tem que estar empenhada em despertar e envolver a comunidade patrocinando ou participando em fóruns, conferências ou outros eventos sobre temas específicos de especial interesse municipal, mesmo de interesse regional. Só assim desempenharemos cabalmente a missão que nos é confiada.”
CÂMARA MUNICIPAL DA MARINHA GRANDE
PRESIDENTE
Aurélio Pedro Monteiro Ferreira | + MPM
VEREADORES
Ana Laura Lopes Rogério Baridó | PS
Alexandra Filipa de Araújo Seara Dengucho | CDU
Ana Isabel de Jesus Alves Monteiro | +MPM
João Emanuel de Brito Filipe | +MPM
António Fragoso Henriques | PS
Lara Marques Lino | CDU
ASSEMBLEIA MUNICIPAL DA MARINHA GRANDE
Carlos Wilson da Silva Batista | +MPM
Luís Guerra Marques | CDU
Aníbal Manuel Curto Ribeiro | PS (PRESIDENTE)
Luiz Manuel Ferreira Branco | +MPM
Ana Paula Duarte Cardoso | +MPM (1ª SECRETÁRIA)
Susana Paula Ribeiro Domingues | CDU
Célia Cristina Letra Faustino Guerra | PS
Artur Jorge Rosa dos Santos | +MPM
Joaquim João Pereira | PSD
Luís António Geria Barreiros | CDU
Lisa Manuela Bordalo Barata | +MPM
Claúdia Fabiana Gaspar de Brito Perfeito | PS
João Cravo Nunes da Silva Granja | +MPM
Maria Clementina Loureiro Esperança | CDU
Luís Vasco Amado de Jesus Pedroso | PS
Vanessa Andreia Feliciano e Rocha | +MPM
Nuno Miguel Lopes Machado | BE
Jorge Manuel Domingues Fragoso e Brígido | +MPM
Filipe Ferreira Duarte | CDU
Francisco Manuel de Jesus Soares | PS
Rita Lourenço de Sousa | +MPM (2ª SECRETÁRIA)
PRESIDENTES DE JUNTA DE FREGUESIA
MARINHA GRANDE | Cristina de Jesus e Sousa | +MPM
MOITA | Franclim Ventura | CDU
VIEIRA DE LEIRIA | Álvaro Pinto Cardoso | PS
Mário Lopes
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.