"Temporada Darcos" prossegue com interpretação de obras de Beethoven e Bach
Torres Vedras recebe concerto "Cântico de agradecimento oferecido à divindade por um convalescente"
2022-02-16 00:05:45
No âmbito da “Temporada Darcos”, vai ser apresentado no Hotel Dolce Campo Real (localizado na freguesia do Turcifal, concelho de Torres Vedras), no dia 20 de fevereiro, pelas 17h00, o concerto “Cântico de agradecimento oferecido à divindade por um convalescente.”
De referir que o título deste concerto, que será levado a cabo pelo grupo Ensemble Darcos, remete para a segunda obra que será interpretada no mesmo: o Quarteto de Cordas n.º 15, em Lá menor, op. 132, de L. W. Beethoven. Trata-se de uma das obras encomendadas pelo príncipe Nikolai Galitzin a este compositor germânico, figura ímpar da música e da cultura ocidental, que iniciou a composição dos quartetos de cordas op. 127, 132 e 130 em meados de 1823, ao mesmo tempo que concluía a Missa Solemnis (1819-23) e a sua 9.ª Sinfonia (1822-24).
A estes três quartetos Beethoven viria a acrescentar mais dois (op. 131 e 135), os quais ficaram genericamente conhecidos como os “últimos quartetos”, pedra angular da música de câmara ocidental. Quando estava a compor o Quarteto de Cordas n.º 15 op. 132, Beethoven encontrava-se totalmente surdo e acometido de achaques crónicos, herança do tifo que contraíra em 1796, e de uma cirrose pós-hepática que viria a revelar-se fatal. Após uma crise aguda, no inverno de 1824, acrescentaria um Cântico de agradecimento oferecido à divindade por um convalescente a esse quarteto que estava a compor, criação que dá o nome ao concerto da “Temporada Darcos” que terá lugar no Hotel Dolce Campo Real no próximo dia 20 de fevereiro.
A abrir esse concerto será interpretado um arranjo de Nuno Côrte-Real a quatro prelúdios do Primeiro Livro da obra O Cravo Bem Temperado de J. S. Bach, a qual foi escrita em 1722, “para o proveito e uso dos jovens músicos desejosos de aprender e, especialmente, para o entretenimento daqueles já experientes com esse estudo”.
À época kappellmeister da Corte de Anhalt-Köthen, Bach escreveu 24 conjuntos de prelúdio e fuga, correspondentes a cada uma das 24 tonalidades maiores e menores, que constituíram o referido Primeiro Livro. Entre 1739 e 1742 retomaria o mesmo propósito formal, elaborando um Segundo Livro para a obra O Cravo Bem Temperado. Quatro prelúdios do Primeiro Livro desta obra foram adaptados para ensemble instrumental por Nuno Côrte-Real, em 2008: o VII, de intrincado contraponto floreado, com um tema que percorre as diversas vozes, o qual contrasta com o X, assente numa melodia sinuosamente dolente que se vai metamorfoseando; galante, mas conciso, o prelúdio XVII antecede o XXIII, um diálogo virtuoso entre as vozes instrumentais.
O programa do concerto da “Temporada Darcos” Cântico de agradecimento oferecido à divindade por um convalescente é o seguinte:
- S. Bach (1685 – 1750)
4 Prelúdios do Primeiro Livro do Cravo Bem Temperado (arr. Nuno Côrte-Real)
I- VII
II – X
III – XVII
IV- XXIII
L. van Beethoven (1770 – 1827)
Quarteto de Cordas n.º 15,em Lá menor, op. 132
- Assai sostenuto – Allegro
- Allegro ma non tanto
III. Molto Adagio
- Alla marcia, assai vivace
- Allegro appassionato
As entradas para se assistir a este concerto no Hotel Dolce Campo Real são gratuitas. Refira-se que o mesmo concerto será apresentado no dia anterior, pelas 19h00, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (em Lisboa).
De recordar que a “Temporada Darcos” constitui-se como uma iniciativa singular no panorama musical nacional na qual se divulga a música clássica segundo as suas diversas abordagens e matizes estilísticas, sendo dirigida pelo compositor e maestro torriense Nuno Côrte-Real. Os espetáculos desta temporada são na sua maioria interpretados pelo grupo Ensemble Darcos, um dos mais prestigiados grupos de música de câmara portugueses da atualidade, o qual é dirigido também por Nuno Côrte-Real e apresenta uma formação que varia consoante o programa de concerto.
De realçar que têm participado na “Temporada Darcos” aclamados solistas e orquestras nacionais e internacionais, bem como proeminentes figuras do panorama musical nacional como comentadores. Sendo coorganizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela Darcos – Associação Cultural, a “Temporada Darcos” tem como ponto de partida o concelho de Torres Vedras e mais especificamente o Teatro-Cine de Torres Vedras. Em 2022 tem a sua 15.ª edição.
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.