No Rio Grande do Norte
Geoparque Oeste participa no 1.° Fórum dos Geoparques Mundiais da UNESCO de Língua Portuguesa
2024-07-04 21:31:12
Os Geoparques Mundiais da UNESCO de Língua Portuguesa estiveram reunidos, entre os dias 25 e 28 de junho no território do Seridó, Geoparque Mundial da UNESCO para a realização do 1.° Fórum de Geoparques Mundiais da UNESCO de Língua Portuguesa.
Neste contexto, foi possível debater estratégias comuns ao nível da geoconservação, geoeducação e geoturismo, mas também os desafios que ambos encerram nos seus territórios.
Houve ainda a oportunidade de conhecer de perto o território do Seridó Geoparque Mundial da UNESCO, no Rio Grande do Norte, que integra seis municípios no sertão brasileiro, tendo a sua sede em Currais Novos. Por fim, foi anunciado que a segunda edição deste evento decorrerá em 2026, no território do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO. Até lá, os Geoparques Mundiais da UNESCO presentes assumiram o compromisso de trabalhar em projetos conjuntos de valorização dos seus territórios e da língua portuguesa.
O Geoparque Oeste esteve representado neste evento pelo membro da Direção da Associação Geoparque Oeste (AGEO) Dinis Duarte, Vereador do Município do Cadaval e pelo Coordenador Executivo, Miguel Reis Silva.
Para Miguel Reis Silva este evento foi «uma oportunidade única de apresentar o território do Oeste enquanto Geoparque Mundial da UNESCO, mas também de conhecer boas práticas implementadas por outros Geoparques e que podem ser implementadas no nosso território como forma de valorização do património e das pessoas».
Dinis Duarte considerou que o «evento foi um momento chave no trajeto do Geoparque Oeste, nomeadamente ao nível da afirmação do território, mas sobretudo ao nível da exposição mediática e contactos estabelecidos com outras entidades de turismo brasileiras e Geoparques Mundiais da UNESCO». Salientou ainda o estreitar de laços com o Turismo de Portugal, presente no evento e demais Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses.
Fonte: EC|GCRP|CMC
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.