Edição: 284

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/7/20

No Rio Grande do Norte

Geoparque Oeste participa no 1.° Fórum dos Geoparques Mundiais da UNESCO de Língua Portuguesa

Representantes do Geoparque Oeste com membros da organização

Os Geoparques Mundiais da UNESCO de Língua Portuguesa estiveram reunidos, entre os dias 25 e 28 de junho no território do Seridó, Geoparque Mundial da UNESCO para a realização do 1.° Fórum de Geoparques Mundiais da UNESCO de Língua Portuguesa.

Neste contexto, foi possível debater estratégias comuns ao nível da geoconservação, geoeducação e geoturismo, mas também os desafios que ambos encerram nos seus territórios.

Houve ainda a oportunidade de conhecer de perto o território do Seridó Geoparque Mundial da UNESCO, no Rio Grande do Norte, que integra seis municípios no sertão brasileiro, tendo a sua sede em Currais Novos. Por fim, foi anunciado que a segunda edição deste evento decorrerá em 2026, no território do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO. Até lá, os Geoparques Mundiais da UNESCO presentes assumiram o compromisso de trabalhar em projetos conjuntos de valorização dos seus territórios e da língua portuguesa.

O Geoparque Oeste esteve representado neste evento pelo membro da Direção da Associação Geoparque Oeste (AGEO) Dinis Duarte, Vereador do Município do Cadaval e pelo Coordenador Executivo, Miguel Reis Silva.

Para Miguel Reis Silva este evento foi «uma oportunidade única de apresentar o território do Oeste enquanto Geoparque Mundial da UNESCO, mas também de conhecer boas práticas implementadas por outros Geoparques e que podem ser implementadas no nosso território como forma de valorização do património e das pessoas».

Dinis Duarte considerou que o «evento foi um momento chave no trajeto do Geoparque Oeste, nomeadamente ao nível da afirmação do território, mas sobretudo ao nível da exposição mediática e contactos estabelecidos com outras entidades de turismo brasileiras e Geoparques Mundiais da UNESCO». Salientou ainda o estreitar de laços com o Turismo de Portugal, presente no evento e demais Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses.

     Fonte: EC|GCRP|CMC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.