Câmara Municipal reforça apoios à mensalidade de creche no valor de 39 mil euros
Município da Batalha inicia construção da primeira creche municipal da região
2021-05-11 18:23:49
Mais de centena e meia de famílias irão beneficiar do apoio à mensalidade creche no âmbito do designado programa “Crescer Mais”, em vigor no município da Batalha desde 2019 e que abrange todas as crianças que frequentam as respostas de creche a funcionar no concelho da Batalha.
Este apoio municipal às famílias com filhos foi ajustado em função do período de interrupção do serviço de creche e das reduções de mensalidade realizadas pelas Instituições, garantindo a comparticipação integral do custo efetivo da mensalidade, num valor global de comparticipação de 39.330,23€, para os primeiros 4 meses do ano.
A comparticipação familiar relativamente à frequência da resposta de creche abrange as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e as entidades privadas, sendo uma aposta no apoio à natalidade e medida de apoio social às famílias com filhos.
Recorde-se que as creches e os centros de atividades de tempos livres com a atividade suspensa foram obrigados a reduzir o valor das mensalidades cobradas às famílias “em, pelo menos, 40%”, através de portaria do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, de 8 de fevereiro, e que abrange as instituições particulares de solidariedade social e entidades equiparadas.
As instituições beneficiárias são o “Jardim da Isabel”, as escolinhas do “Trevo” (Reguengo do Fetal) e do “Pinheirinho” (São Mamede), e ainda a creche do Centro Infantil do Moinho de Vento e o Jardim de Infância Mouzinho de Albuquerque.
Para Paulo Batista Santos, presidente da Câmara Municipal da Batalha, “este programa municipal de apoio à mensalidade de creche concretiza uma opção clara de apoiar a natalidade no concelho da Batalha, com resultados positivos e nesta fase da pandemia é também uma importante ajuda às famílias com filhos”.
“Trata-se de um investimento anual superior a cem mil euros, um valor expressivo, e que no breve prazo será complementado com a abertura da creche municipal que visa reduzir o défice de cobertura da resposta de creche no concelho da Batalha, que hoje apenas dispõe de uma taxa de cobertura de cerca de 40%”, esclarece o autarca.
O Município da Batalha tem em curso a construção da primeira creche municipal da região, um investimento de 600 mil euros e que está previsto estar concluído em setembro deste ano.
Fonte: MB
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.