Visitantes convidados a fotografarem-se ao lado de duas figuras consagradas da cultura popular portuguesa
Bordalo Pinheiro e Zé Povinho já têm estátuas nas Caldas da Rainha
2021-06-24 14:16:27
Quem visitar as Caldas da Rainha já pode tirar uma fotografia com Rafael Bordalo Pinheiro. No ano de comemoração dos 175 anos do seu nascimento, a autarquia quis homenagear o consagrado artista português com uma estátua no centro da cidade, na Rua das Montras. Bordalo Pinheiro não está sozinho e tem a companhia de um dos seus personagens mais icónicos, Zé Povinho.
Esta é uma forma de “homenagear e divulgar este que é um artista incontornável da arte e da cultura portuguesas”, afirma Tinta Ferreira, presidente da autarquia. Desta forma a cidade tem mais um local de homenagem ao mestre ceramista.
A obra foi idealizada por Isabel Castanheira, livreira e grande conhecedora de Bordalo Pinheiro, e foi desenhada e conceptualizada pelo conceituado cartoonista António. A execução das estátuas em bronze ficou a cargo dos artistas caldenses Carlos Constantino e José Carlos Almeida.
Proporcionada pela autarquia, esta obra teve o custo de 65 mil euros. Com o crescimento do turismo na cidade e na região, o município acredita que esta será uma peça que muito dignifica Caldas da Rainha na sua atratividade e na homenagem ao seu maior artista, Rafael Bordalo Pinheiro.
A cidade das Caldas da Rainha é, desde 2019, cidade criativa da UNESCO de Artesanato e Artes Populares, e é hoje uma referência no panorama artístico, com um número crescente de ceramistas residentes, ateliers, espaços de formação e exposições.
Fonte: ADBDCommunicare
Comentários:
Maria Madalena Barros Ferreira
bem hajam pela informação limpa e esclarecedora. Parabéns à cidade.