Recriações históricas vão animar os fins de semana do mês de julho
Castelo de Leiria assinala o início da participação democrática com “As Cortes de Leiria de 1254”
2021-06-25 16:30:01
As recriações históricas estão de volta com as “As Cortes de Leiria de 1254”, uma iniciativa que, em tempos de pandemia, regressa ao local da sua génese: o Castelo de Leiria, para animar os fins de semana do mês de julho.
Com animação deambulante em que a música, o teatro, as exposições e performances de falcoaria vão marcar presença, esta iniciativa decorre, aos sábados e domingos, entre as 10:00 e as 18:30 (última entrada às 17:30) e conta com a participação de Marimbondo, Tentart, Boca de cão, Thorsten Gruetjen, Lega Senso, Te-Ato, O Nariz, O Gato, TASE, Manipulartes, Teatro Apollo, Sport Operário Marinhense, Sport Império Marinhense, CaosArte, Teatro Alguidar, Lôa Trovadoresca, Encerrado para Obras, Gambuzinos, Gaitas Sirigaitas, Porta da Traição e ArtFalco – Embaixadores da Natureza.
Com “As Cortes de Leiria de 1254”, o Município de Leiria pretende marcar na memória coletiva a realização da recriação histórica, garantindo aos leirienses animação alusiva à época, retratada num período em que muitas famílias se encontrarão em período de férias, mas salvaguardando sempre a segurança e bem-estar de todos os intervenientes, de acordo com as normas vigentes emanadas da Direcão-Geral de Saúde.
“Estes tempos de confinamento levaram as pessoas a refletirem sobre os valores da liberdade e da democracia. As Cortes de Leiria de 1254 marcam a origem do parlamento com a participação democrática de todas as classes sociais de então. Assinalamos assim este valor único da participação, do debate de ideias através de uma programação diversificada para todos os públicos”, afirma a vereadora da Cultura do Município de Leiria, Anabela Graça.
Nos fins de semana de 3 e 4, 10 e 11, 17 e 18, 24 e 25, e 31 de julho, venha conhecer as Cortes, no Castelo de Leiria.
Fonte: GRPG|CML
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.