Edição: 248

Diretor: Mário Lopes

Data: 2021/7/29

Recriações históricas vão animar os fins de semana do mês de julho

Castelo de Leiria assinala o início da participação democrática com “As Cortes de Leiria de 1254”

Castelo de Leiria

As recriações históricas estão de volta com as “As Cortes de Leiria de 1254”, uma iniciativa que, em tempos de pandemia, regressa ao local da sua génese: o Castelo de Leiria, para animar os fins de semana do mês de julho.

Com animação deambulante em que a música, o teatro, as exposições e performances de falcoaria vão marcar presença, esta iniciativa decorre, aos sábados e domingos, entre as 10:00 e as 18:30 (última entrada às 17:30) e conta com a participação de Marimbondo, Tentart, Boca de cão, Thorsten Gruetjen, Lega Senso, Te-Ato, O Nariz, O Gato, TASE, Manipulartes, Teatro Apollo,  Sport Operário Marinhense, Sport Império Marinhense, CaosArte, Teatro Alguidar, Lôa Trovadoresca, Encerrado para Obras, Gambuzinos, Gaitas Sirigaitas, Porta da Traição e  ArtFalco – Embaixadores da Natureza.

Com “As Cortes de Leiria de 1254”, o Município de Leiria pretende marcar na memória coletiva a realização da recriação histórica, garantindo aos leirienses animação alusiva à época, retratada num período em que muitas famílias se encontrarão em período de férias, mas salvaguardando sempre a segurança e bem-estar de todos os intervenientes, de acordo com as normas vigentes emanadas da Direcão-Geral de Saúde.

“Estes tempos de confinamento levaram as pessoas a refletirem sobre os valores da liberdade e da democracia. As Cortes de Leiria de 1254 marcam a origem do parlamento com a participação democrática de todas as classes sociais de então. Assinalamos assim este valor único da participação, do debate de ideias através de uma programação diversificada para todos os públicos”, afirma a vereadora da Cultura do Município de Leiria, Anabela Graça.

Nos fins de semana de 3 e 4, 10 e 11, 17 e 18, 24 e 25, e 31 de julho, venha conhecer as Cortes, no Castelo de Leiria.

    Fonte: GRPG|CML

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.