Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

Com a presença de Domingos Abrantes e Manuela Bernardino

Museu Resistência e Liberdade inaugura exposição “PCP - 100 anos de vida e de luta” na Fortaleza de Peniche

Cartaz

O Salão Nobre do Museu Nacional Resistência e Liberdade acolherá, entre os dias 21 de Novembro e 5 de Dezembro, a Exposição “PCP – 100 anos de vida e de luta”, organizada pela Comissão Concelhia de Peniche do PCP em colaboração com o Museu Nacional Resistência e Liberdade da Fortaleza de Peniche.

A inauguração terá lugar este domingo, 21 de novembro, pelas 16 h, na Fortaleza de Peniche e contará com as intervenções de Domingos Abrantes e Manuela Bernardino.

Domingos Abrantes é ex-preso político, foi membro da Comissão Política e do Secretariado do Comité Central e é atualmente Conselheiro de Estado

Manuela Bernardino foi dirigente estudantil, fundadora da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos e membro do Secretariado do Comité Central do PCP.

A inauguração contará ainda com a presença da Diretora do Museu Resistência e Liberdade, Aida Rechena e de Ângelo Alves, membro da Comissão Política do Comité Central, responsável pela Organização Regional de Leiria do PCP.

Nesta importante exposição, estarão expostos, além de 17 painéis alusivos ao percurso de luta e intervenção do PCP desde a sua fundação até aos dias de hoje, variados objetos, utensílios e publicações ligados a importantes momentos da História do PCP e da sua heróica resistência à ditadura fascista, como são exemplos o relógio utilizado por Rogério Paulo na organização da Fuga de Peniche, o prelo e as máquinas de escrever utilizadas na composição e difusão da imprensa clandestina, uma bicicleta utilizada durante a clandestinidade para a distribuição do “Avante!” clandestino, entre outros.

A Exposição estará patente de 21 de novembro a 5 de dezembro, com o horário de quarta a domingo, entre as 14 e as 18 horas.

O Encerramento da Exposição decorrerá no dia 5 de dezembro, pelas 16 h, com a apresentação do livro “100 anos de vida de luta”, em que intervirá Manuel Rodrigues, membro da Comissão Política do Comité Central e Diretor do “Avante”.

     Fonte: GI|DORLEI|PCP

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.