Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

Nas Unidades de Caldas da Rainha e de Torres Vedras

Centro Hospitalar do Oeste recebe 68 novos médicos que escolheram a instituição para o Internato

Sessão de acolhimento presencial aos 10 médicos de Formação Especializada

Na segunda-feira, 3 de janeiro, o Centro Hospitalar do Oeste acolheu um total de 68 médicos internos, 58 da Formação Geral e 10 da Formação Especializada, que elegeram as Unidades de Caldas da Rainha e de Torres Vedras para completarem o seu processo de formação médica.

Durante a manhã, decorreu uma sessão de acolhimento presencial aos 10 médicos de Formação Especializada, distribuídos pelas especialidades de Cirurgia Geral (2), Ginecologia/Obstetrícia (1), Medicina Interna (3), Ortopedia (1), Pediatria (2) e Pneumologia (1). Esta sessão foi conduzida pela diretora do Internato Médico, Dra. Sara Santos, e contou com a presença da presidente do Conselho de Administração do CHOeste, Dra. Elsa Baião, que deixou uma mensagem de boas-vindas.

Devido à atual situação pandémica, a cerimónia de acolhimento dos restantes 58 internos da Formação Geral decorreu em formato online.

Cerimónia de acolhimento dos restantes 58 internos da Formação Geral decorreu em formato online

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste deseja as maiores felicidades pessoais e profissionais aos 68 novos médicos nesta nova etapa formativa, e conta com o contributo de todos no crescimento e modernização da Instituição, assim como na valorização da vertente humana no cuidado aos doentes.

O Internato Médico realiza-se após a licenciatura/mestrado integrado em Medicina e corresponde a um processo de formação médica especializada, teórica e prática, que tem como objetivo habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado na respetiva área de especialização. No primeiro ano, designado por Formação Geral, os médicos passam durante nove meses pelos Serviços hospitalares de Medicina Interna, Pediatria e Cirurgia Geral. Os restantes três meses são dedicados à especialidade de Medicina Geral e Familiar e à Saúde Pública, nos Centros de Saúde do ACES Oeste Norte e ACES Oeste Sul. No que respeita à Formação Especializada, pode ter a duração de 4 a 6 anos, dependo da área de especialidade.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

     Fonte: GC|CHO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.