Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Desde 16 de dezembro de 2019

Loja do Cidadão de Leiria ultrapassa os 200 mil atendimentos em dois anos

Loja do Cidadão de Leiria

Foram 206.394 os atendimentos feitos na Loja do Cidadão de Leiria (LC) desde a sua abertura, a 16 de dezembro de 2019, até 31 de dezembro de 2021, sendo o Instituto dos Registos e Notariado (IRN), a Autoridade Tributária (AT) e o Espaço Cidadão os serviços mais procurados.

Para a vereadora da Modernização Administrativa, Catarina Louro, a Loja do Cidadão “mostra que a aposta neste tipo de estrutura foi a mais acertada para Leiria. Aproximou a administração central às pessoas e a crescente desburocratização não só acelera os processos como contribui para a literacia digital das populações, nomeadamente através do atendimento assistido.”

“No caso de Leiria, a sua localização no centro histórico é, de facto, uma mais-valia, pois trouxe mais dinâmica, mais fluxos e acreditamos que de algum modo contribuiu para estimular o comércio local”, acrescentou a responsável.

O serviço mais requisitado pelos utentes foi o IRN, com um total de 87.958 atendimentos, seguindo-se a AT, com 36.170, e o Espaço Cidadão do Município, com 34.366.

Das restantes entidades ali instaladas, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento atenderam 20.783 pessoas, o Instituto da Segurança Social recebeu 17.067 utentes e o Balcão Único de Atendimento do Município fez 10.050 atendimentos.

Do balanço destes dois anos, é ainda possível destacar a criação de dois pontos NET, com a disponibilização de acesso livre a um computador, e de um balcão de informação, onde o profissional de segurança apoia o cidadão na prestação de informação genérica e na obtenção de senhas junto da máquina dispensadora.

Com o objetivo de inovar na qualidade do serviço, encontra-se em análise a criação de um posto que permita receber pagamentos, à semelhança do sistema Payshop, bem como a implementação de um gabinete de apoio ao consumidor.

    Fonte: GRPG|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.