Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

Investimento superior a 1,5 milhões de euros

Antigo Paço Episcopal de Leiria vai receber plataforma de criação artística

Antigo Paço Episcopal de Leiria

Um novo espaço cultural vai nascer nas áreas devolutas do antigo Paço Episcopal, edifício da Loja do Cidadão, após uma intervenção que prevê a criação de uma sala do tipo “Black Box” e de uma sala de ensaios, para além de serviços de apoio.

O projeto de execução e a abertura do concurso foram aprovados esta terça-feira, dia  8 de fevereiro, em reunião de Câmara, estando estimado um investimento de 1.548.965,84 euros, que serão candidatados a fundos comunitários, e um prazo de execução de 360 dias.

De acordo com Anabela Graça, vereadora da Cultura, o grande objetivo é “capacitar os agentes culturais profissionais e amadores”, pretendendo-se “que seja um espaço de criação e de formação artística”.

A obra prevê intervenção dos pisos -1, -2 e -3 do antigo Paço Episcopal, onde funcionaram as salas de cinema “Castello Lopes”, os quais serão adaptados e reconvertidos para receberem novos palcos e novos programas, articulados com a estratégia cultural do Município.

O espaço será projetado de forma a assegurar a máxima flexibilidade, proporcionando a todos os intervenientes no ciclo produtivo das artes do espetáculo o maior número possível de opções cénicas através da realização de eventos culturais multidisciplinares.

Com um total de 1.931,43 metros quadrados, no piso -1, estará a entrada principal (foyer), um gabinete de trabalho e duas áreas de régie, enquanto o piso -2 irá receber a sala de ensaios e um camarim, estando previsto que, no piso -3, fique a “Black Box”, com uma bancada retrátil com capacidade para 116 espetadores, dois camarins, um bar, uma zona de apoio, um armazém para equipamento cénico e espaços para arrumos.

Com esta intervenção, o Município pretende revitalizar um edifício emblemático para a cidade e contribuir para o dinamismo cultural do concelho e para a dinamização do centro histórico.

Fonte: GRPG|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.