Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

Ficando alojadas em casa de familiares ou amigos e no Estádio Municipal

Leiria recebeu mais 51 refugiados ucranianos

Presidente Gonçalo Lopes marcou presença na receção aos refugiados

Leiria recebeu esta segunda-feira, dia 14 de março, um grupo de 51 refugiados ucranianos, oriundos da Polónia, após uma longa fuga ao cenário de horror causado pela invasão da sua pátria pela Federação Russa.

Deste grupo, que integra 25 crianças e jovens até aos 20 anos, 19 com idades entre 21 e 50 anos e seis com mais de 50, 31 pessoas ficarão alojadas em casa de familiares ou amigos e 20 no Estádio Municipal, tendo ainda três efetuado a viagem até à Bélgica no autocarro cedido pelo Município de Leiria.

À chegada, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, deu as boas-vindas em nome da população leiriense aos refugiados, reiterando que o Município e comunidade leiriense continuarão a prestar apoio humanitário à população ucraniana.

Recorde-se que o Município de Leiria criou um Centro de Acolhimento Temporário para refugiados no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, onde duas dezenas de camarotes foram transformados em quartos, com 54 camas.

Além do Estádio, a rede foi alargada com mais 16 camas em resultado da colaboração de empresas e entidades, de que são exemplo a Secil, na Maceira, e o Seminário Diocesano de Leiria que disponibilizaram habitações e espaços para receber famílias oriundas da Ucrânia.

Além destes refugiados, o Município de Leiria tinha já acolhido 18 refugiados no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa.

    Fonte: GRPG|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.