Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

Centro de Apoio Local à Integração de Migrantes

CLAIM de Leiria faz 810 atendimentos no primeiro ano de abertura

Inauguração do CLAIM de Leiria

Foi a 13 de maio de 2021 que foi inaugurado e, desde então, o CLAIM – Centro de Apoio Local à Integração de Migrantes de Leiria fez um total de 810 atendimentos, na sua maioria, a utentes femininos vindos do Brasil e da Ucrânia.

Neste primeiro ano, foram atendidas 719 pessoas, sendo quase 60 por cento do sexo feminino (421) e, maioritariamente, de nacionalidade brasileira e ucraniana, e as principais áreas de intervenção estão relacionadas com questões de legalização (358), articulação com outras entidades (316) e apoio social (136).

Coordenado pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM), o CLAIM tem como objetivo apoiar o processo de acolhimento e de integração da população migrante, promovendo simultaneamente a interculturalidade a nível local.

Numa aposta contínua na área social, o Município encontra-se a elaborar o Plano Municipal para a Integração de Migrantes, financiado pelo ACM, que permitirá adequar as respostas às necessidades reais da comunidade, com promoção do intercâmbio cultural através de ações para e com as comunidades que vivem em Leiria.

    Fonte: GRPG|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.