Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

Evento decorre todos os dias de 21 a 31 de Julho

Casamento de D. Afonso e Dona Urraca de Castela é o ponto alto do Mercado Medieval de Óbidos

Jantar Medieval

Começa já esta quinta-feira, dia 21 de Julho, mais um Mercado Medieval de Óbidos. Uma edição com sabor especial, depois de dois anos de interregno, e que, este ano, terá como tema base “Festas, Romarias e Peregrinações”.

O evento, que acontece todos os dias, até 31 de Julho, junta centenas de figurantes, atores, músicos e… muitos amantes da História. Tem como grande enfoque o casamento entre D. Afonso e Dona Urraca de Castela, que recebeu, como dote, a valiosa Vila de Óbidos. Por essa razão, os Torneios Medievais são um dos focos de atração deste evento. Nesta edição, continuarão a ser ponto alto, pois decidir-se-á qual será a casa senhorial que, no futuro, irá capitanear a hoste da vila de Óbidos em defesa do Reino e da Rainha Dona Urraca.

Orçado em cerca de 400 mil euros, o Mercado Medieval de Óbidos de 2022 junta, na Cerca do Castelo, 25 associações e cerca de 70 mercadores, 12 grupos de música, 10 grupos de teatro, 6 grupos de dança, 4 grupos de artes circenses, 3 acampamentos (militar, civil e religioso), 20 mestres e ofícios, uma granja com mais de 20 animais e uma equipa de 50 animadores de rua que, vindos de muitos pontos do País, aceitaram o desafio de participar numa residência artística promovida pela organização e coordenada pelos “Ofícios com história”, entidade formadora e curadora desta edição.

Um Mercado Medieval que apresenta um conjunto de novidades, das quais se destacam o Cortejo dos Penitentes, o Largo dos Mercadores da Lã, os Arrabaldes da Vergonha, a Romaria de São Sebastião, os Mestres e Ofícios, o Acampamento da Ordem Hospitalar, a Abegoaria, a Estalagem e um” Acampamento dos Infantes e Petizes” destinado aos mais jovens.

Para além destes novos conteúdos, manter-se-ão: os espetáculos, os torneios e as justas, os serões medievais, o aluguer de trajes e, claro, as diversas tabernas e tascos, que são uma das grandes âncoras do evento e onde se envolvem cerca de 600 voluntários distribuídos pelas 25 associações e coletividades do concelho que irão marcar presença nesta edição.

O evento é gratuito para todos os munícipes de Óbidos, havendo diversos descontos para quem não é munícipe, nomeadamente para grupos com mais de 20 pessoas, para trajados à época (com rigor), para pessoas com mais de 65 anos, para estudantes com menos de 25 anos e para pessoas com incapacidades ou deficiência.

Todas as informações sobre o Mercado Medieval de Óbidos 2022 poderão ser encontradas em obidos.pt.
Bilhetes em obidos.bol.pt.

Fonte: DV|GCD|CMO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.