Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

Arte tradicional é praticada desde tempos imemoriais pela comunidade da Nazaré

Deputados socialistas de Leiria recomendam ao Governo o licenciamento da “pesca do Corrimão”

Barco de pesca tradicional da Nazaré

Os deputados do Grupo Parlamentar do PS eleitos pelo círculo de Leiria entregaram na Assembleia da República um projeto de resolução em que recomendam ao Governo o licenciamento da arte de pesca denominada “Corrimão”.

No diploma, cujo primeiro subscritor é o deputado Salvador Formiga, explica-se que a pesca “do corrimão” é uma arte tradicional praticada desde tempos imemoriais pela comunidade da Nazaré com o objetivo de aumentar os seus meios de subsistência.

Esta arte piscatória artesanal representa, por isso, um importante complemento económico e social para profissionais no ativo ou reformados, sendo praticada essencialmente no inverno, quando o mar está mais agitado e com forte rebentação.

Os parlamentares do PS consideram que “é fundamental proteger e revitalizar as artes de pesca artesanais que contribuam para assegurar a sustentabilidade da pesca e promovam a preservação da identidade cultural de um sector de enorme importância económica, social e cultural para o nosso país”.

Nesse sentido, Salvador Formiga, Eurico Brilhante Dias, Sara Velez, Jorge Gabriel Martins e Cláudia Avelar Santos recomendam ao Governo que “regulamente a arte de pesca “do Corrimão” procedendo à atribuição de licenças sazonais e locais para a sua prática, com os condicionalismos considerados adequados para assegurar a segurança e o reporte da atividade necessários ao controlo da atividade”.

   Fonte: GI|GP|PS

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.