Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Até 30 de julho

Festival Gravíssimo! traz a Alcobaça músicos de filmes da Academia de Hollywood

Oren Marshall

O Gravíssimo! – Festival e Academia Internacional de Metais Graves está de regresso e na sua 12.ª edição, que se iniciou na segunda-feira e decorre até sábado, dia 30 de julho, volta a aliar a sua componente de Academia — interrompida durante dois anos devido à crise pandémica — à de Festival que tem já em ação um diversificado programa de concertos.

Mais uma vez com a direção artística de Sérgio Carolino e Hugo Assunção, destacam-se entre os artistas confirmados nomes internacionais como Jim Self — veterano colaborador do compositor John Williams que encarnou a “voz da nave-mãe” no clássico de ficção científica “Encontros imediatos de 3.º Grau” — e Oren Marshall — que trabalhou com Radiohead e Bobby McFerrin ou em bandas sonoras como “O Cavaleiro das Trevas Renasce” e “Missão: Impossível — Fallout”

Artistas globais a que se juntam John Kenny (Guildhall School of Music and Drama de Londres e The Royal Conservatoire of Scotland), Daniel Perantoni, Demondrae Thurman (ambos da Jacobs School of Music – Indiana University, Bloomington), David Taylor (The Julliard School of Music), R. Winston Morris (College of Fine Arts – Tennessee Tech University, Cookeville) e Floyd O. Cooley (Universidade DePaul).

No campo nacional, temos ainda Ricardo Antão (ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo), Gabriel Antão (1.º trombone na Tonkunstler Orchestra – Viena), Ricardo Carvalhoso (tuba na Munich Philharmonic) e Mauro Martins (EPABI – Escola Profissional de Artes da Covilhã), que são alguns dos nossos maiores talentos.

Além do Concerto de Abertura, que se realizou segunda-feira, com brilhantes interpretações de Sérgio Carolino, Hugo Assunção, Bernardo Pinhal, Ricardo Carvalhoso, Gabriel Antão, Maria Derevyagina, Ricardo Antão e Mauro Martins, o programa de concertos tem o seguinte alinhamento:

DUPLO CONCERTO

How Low Can You Go + Carta Branca a David Taylor
26 de julho · 21h00

Mosteiro de Alcobaça · Claustro da Hospedaria

COOL VIBES

Jim Self + Oren Marshall
28 de julho · 22h00
Museu do Vinho · Adega dos Balseiros

JAZZY NIGHT · CONCERTO DE ENCERRAMENTO

R’B & Mr. SC + Gravíssimo! All Stars
30 de julho · 22h00
Mosteiro de Alcobaça · Cerca

Com o preço único de 6 €, os bilhetes encontram-se à venda na Academia de Música de Alcobaça (segunda a sexta das 10h00 às 12h00 · 14h00 às 18h00) e no local uma hora antes do espetáculo.

Além de ser visto, e sentido, como uma vasta e intensa celebração da versatilidade dos instrumentos de metais graves (tuba, eufónio e trombone), o festival é desde há muito considerado um dos mais importantes do género a nível global.

O Gravíssimo! é organizado pela Banda de Alcobaça e conta com o apoio da Direção-Geral das Artes e do Município de Alcobaça, sendo realizado em estreita colaboração com o Mosteiro de Alcobaça / Direção-Geral do Património Cultural.

Mais informações em:

https://www.gravissimofestival.com/pt
https://www.facebook.com/gravissimofestival/
https://www.instagram.com/gravissimofestival/

    Fonte: DM|GC|AMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.