Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

Evitando gastos desnecessários

Município de Alcobaça apela à poupança de água

O Município de Alcobaça está a apelar aos alcobacences, através do envio de informação de sensibilização junto com a fatura da água, para que estes reduzam ao máximo o seu consumo, evitando gastos desnecessários. Além disso, o vereador do Ambiente, Paulo Mateus, avançou também ao nosso jornal que o município está a programar os sistemas de rega para que haja redução dos horários de rega dos espaços públicos e a fazer o aproveitamento, sempre que possível, de alternativas à rede de abastecimento público.

O abastecimento de água do concelho de Alcobaça é feito a partir de oito pontos de abastecimento, como, por exemplo, a barragem de Castelo de Bode e as nascentes de Chiqueda, Ferraria de Alpedriz, Paredes da Vitória ou Vale Paraíso, havendo depois a distribuição para os diferentes reservatórios espalhados pelo concelho.

Até ao momento, segundo os Serviços Municipalizados de Alcobaça, “não existem problemas de falta de água no concelho”, verificando-se apenas uma situação referente a “um motivo técnico ainda não descoberto ou só parcialmente descoberto” que está a motivar o transporte de água, em autotanques dos Bombeiros do concelho para o reservatório de Casais de Santa Teresa, Aljubarrota, por forma a garantir a água às populações.

O vereador Paulo Mateus apelou aos munícipes para que sejam proactivos e reduzam “os gastos da água a apenas situações essenciais, evitando-se assim grandes regas ou lavagens”, tendo em conta que este período de seca ainda se irá prolongar. O vereador lembrou também que a maioria das pessoas, sobretudo nas aldeias, tem diversas fontes de água, como por exemplo furos ou poços e que dentro do possível devem tentar usar essa água, à semelhança daquilo que o município está a fazer em alguns espaços públicos, como por exemplo o Parque Verde.

Além da campanha de sensibilização enviada com a fatura da água, este está também a preparar mais campanhas e ações para apelar à poupança de água, que serão brevemente anunciadas.

Mónica Alexandre

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.