Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

Protocolo visa a promoção de atividades em distintas áreas

Politécnico de Leiria celebra acordo com Federação Mundial de Desportos de Disco e reforça promoção da atividade física

Irina rodrigues: Leiria tem tradição no lançamento do disco

O presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, e o presidente da Federação Mundial de Desportos de Disco (WFDF), Robert Rauch, acabam de firmar um protocolo de cooperação para a promoção de atividades de âmbito desportivo, mas também nas áreas da ciência, educação, investigação, sustentabilidade, alterações climáticas e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

«A celebração deste protocolo enquadra-se na nossa estratégia institucional promotora do desporto e do bem-estar físico e mental da comunidade académica. Enquanto “Healthy Campus”, o desporto, a saúde e a qualidade de vida dos nossos estudantes, docentes, investigadores e técnicos são áreas de investimento estratégico do Politécnico de Leiria, pelo que a celebração deste protocolo com a Federação Mundial de Desportos de Disco reveste-se de grande importância para a nossa instituição», afirma o presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa.

Com a celebração deste protocolo, que tem uma duração de três anos e pode ser renovado por iguais períodos de tempo, prevê-se a promoção de distintas atividades e eventos no âmbito dos desportos de disco, com o envolvimento de elementos de ambas as instituições.

Ao longo dos últimos anos o Politécnico de Leiria tem dinamizado e participado em diferentes projetos de divulgação e promoção dos desportos de disco, contando com o envolvimento e know-how do professor José Amoroso, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), membro da direção da WFDF, onde assume o cargo de responsável da comissão de “Espírito de Jogo”, tendo sido presidente da Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco entre 2017 e março de 2022.

Das muitas modalidades que se podem praticar com um disco, o Ultimate é a mais popular em Portugal, consistindo num desporto de equipa, de não-contacto, que pode ser jogado em relva, praia ou pavilhão. As equipas podem ser masculinas, femininas ou mistas, sendo esta última vertente a mais habitual em Portugal. Entre as restantes modalidades praticadas com um disco destacam-se também o Overall, Disc Golf, Double Disc Court, Freestyle Frisbee, Disc Dog, entre outras.

Fonte: Midlandcom

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.