Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

De 15 a 27 de outubro em Alcobaça

Books & Movies celebra centenário de Saramago e dedica edição a Gonçalo M. Tavares

Apresentação do Books & Movies 2022

A conferência de imprensa de apresentação do programa da 8ª edição do Books & Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça teve lugar esta quarta-feira, dia 5 de outubro, no Rossio de Alcobaça.” O Books & Movies já conquistou o seu público e o seu espaço na esfera mediática dos grandes eventos culturais. Existe sempre em complementaridade com os muitos eventos do género que felizmente se realizam anualmente no Oeste. Temos um objetivo muito claro: permitir o acesso livre e democrático à cultura e às artes, formando novos públicos junto do público escolar”, afirmou a vice-presidente Inês Silva.

O festival foi criado em 2014 com esta premissa, estando a sua programação tradicionalmente dividida em duas partes: programação para as escolas e programação para o público em geral. Por uns dias, Alcobaça transforma-se num enorme palco onde cabem todas as artes e todos os públicos num festival que promove, divulga, homenageia e premeia a arte literária e arte-vídeo.

Este é um dos momentos mais aguardados do ano da programação cultural da Câmara Municipal de Alcobaça. O programa desta edição contempla 190 atividades com destaque para:

– Apresentações Literárias: Encontro com Escritores/Tertúlias/Contos;
– Sessões de Cinema (com a presença de realizadores e atores);
– Peças de Teatro, concertos musicais e oficinas (inclui formação sobre escrita, lecionada pelo escritor homenageado Gonçalo M. Tavares);
– Sessões de Books & Cooking;
– Exposições;
– Gala Books & Movies (com espetáculo do pianista Daniel Bernardes, em homenagem a Gonçalo M. Tavares, e apresentação de um novo documentário sobre Alcobaça);
– Centenário de Saramago

Esta edição irá contar com algumas das personalidades mais marcantes do panorama cultural nacional. Nomes como João Botelho, Edgar Pêra, Alice Vieira, Helena Sacadura Cabral, Richard Zimler, Nuno Nepomuceno, José Milhazes, António Jorge Serafim irão marcar presença partilhando a sua experiência com a comunidade.

Destaque naturalmente para a homenagem ao escritor Gonçalo M. Tavares que será homenageado na Gala Books & Movies e será ele próprio protagonista de algumas atividades incluídas no programa desta 8ª edição.

Conheça toda a programação da 8ª edição do Books & Movies (15 a 27 de outubro) aqui – https://bit.ly/3Ro0KwL

    Fonte: GAP|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.