Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

Alcobaça

Regantes debatem na Cela a eficiência dos perímetros hidroagrícolas nas XIII Jornadas da FENAREG

As XIII Jornadas da FENAREG – Encontro do Regadio 2022 realizam-se a 28 e 29 de novembro, na nova sede da Associação de Beneficiários da Cela, em Alcobaça, com a Eficiência a marcar a agenda do debate que reunirá entidades que tutelam o regadio e associações de regantes de todo o país, gestoras dos perímetros hidroagrícolas.

‘A eficiência e os desafios do mercado da energia’, tema do primeiro painel das jornadas, conta com o testemunho do presidente da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, Jorge Soares, no capítulo da eficiência hídrica, e do consultor Alexandre Cruz, especialista no mercado da energia.

O segundo painel, sobre ‘Revisão dos perímetros dos aproveitamentos hidroagrícolas’, inicia-se com a apresentação do caso de estudo da ABROXO – Associação de Beneficiários do Roxo, seguida de uma mesa-redonda onde participam o Diretor-Geral da DGADR (Autoridade Nacional do Regadio), Rogério Ferreira, o presidente da FENAREG, José Núncio, o presidente da ABROXO, António Parreira, e a Associação de Regantes e Beneficiários de Idanha, a qual tem igualmente em curso um projeto de revisão do perímetro.

O GPP também presente nas Jornadas, dará a conhecer as medidas e instrumentos de apoio ao regadio, entre outras, previstas no âmbito PEPAC – Programa Estratégico da Política Agrícola Comum, que entra em vigor a 1 de janeiro de 2023.

A sessão de abertura conta com a presença da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes e a de encerramento com os autarcas de Alcobaça e da Nazaré, Hermínio Rodrigues e Walter Chicharro, respetivamente.

O encontro será também uma oportunidade para comemorar os 82 anos do Aproveitamento Hidroagrícola da Cela, durante o jantar de gala, e para dar a conhecer as infraestruturas de rega deste perímetro que beneficia uma área de 454 hectares de regadio, nos concelhos de Alcobaça e da Nazaré.

Para inscrições nas XIII Jornadas FENAREG aceda a este link

Sobre a FENAREG

A FENAREG é uma associação de utilidade pública, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, fundada em 2005, que agrupa entidades dedicadas à gestão da água para rega, tanto superficial como subterrânea, com o objetivo de unir esforços e vontades na defesa dos seus legítimos interesses e na promoção do desenvolvimento sustentável e da competitividade do regadio. Atualmente conta com 30 associados que representam mais de 27 mil agricultores regantes, que significa mais de 95% do regadio organizado nacional.

Mais informações em  http://www.fenareg.pt/

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.