Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

Pavilhão Multiusos deve ser inaugurado em outubro

Câmara, Universidade de Coimbra e empresas acertam regresso do ensino superior a Alcobaça

Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça

A Câmara Municipal de Alcobaça tem reunido com a Universidade de Coimbra, empresas e outros parceiros para acertar o regresso do ensino superior a Alcobaça. A informação foi avançada no dia 22 de novembro, pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, que recordou estar já a decorrer uma pós-graduação em Património Alimentar, estando a ser preparado um doutoramento da Universidade de Coimbra no polo de Alcobaça. O edil recordou que este é o objetivo número 1 do seu mandato, dando seguimento ao seu programa eleitoral, que incluía a criação de um centro tecnológico, dedicado às áreas da gastronomia, tecnologia e hortícolas.

“Temos o que há de melhor no mundo em termos de inovação, nos moldes, na cutelaria e na pedra, mas precisamos de formação para essa tecnologia e quem dá a formação são as universidades. Temos parceiros sólidos para a vinda do ensino superior para Alcobaça e, com todos juntos a trabalhar no mesmo sentido, vamos conseguir”, revelou.

Hermínio Rodrigues revelou ainda que o novo Pavilhão Multiusos deverá estar pronto em outubro de 2023 e terá uma capacidade para receber uma capacidade de 1500 pessoas, para eventos culturais, desportivos ou corporativos. O edil espera receber reuniões de grupos empresariais de todo o País, dando como exemplo, o contacto recente de uma imobiliária de dimensão nacional, com 1500 funcionários que promove um encontro anual. Alcobaça não tem capacidade hoje para receber esses encontros, mas vai passar a ter, contando com o apoio do recém-inaugurado Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel.

O autarca revelou que logo nos primeiros dias de funcionamento, o novo hotel de 5 estrelas contou com quatro encontros corporativos, nomeadamente, com 60 diretores e administradores da Caixa Geral de Depósitos e 45 administradores de Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP). Segundo o edil, “o Mosteiro de Alcobaça é uma âncora”, pelo que espera, com a sua recente requalificação, projetar o crescimento do comércio, serviços e habitação para os jovens, incluindo jovens nómadas digitais.

Relativamente à Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais, que decorreu de 17 a 20 de novembro, Hermínio Rodrigues considerou que o evento, que regressou dois anos depois, após um interregno devido à pandemia, correu dentro das expectativas, sobretudo, atendendo a ter sido um fim de semana chuvoso. O número de visitantes da Mostra Internacional foi superior a 20 mil visitantes, o mesmo valor conseguido em 2019, provando que a sua capacidade de atração não é apenas regional, mas se estende a todo o país.

Segundo Hermínio Rodrigues, o regresso da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais foi mais uma aposta ganha, defendendo que os eventos no concelho devem ser diferenciadores e estar um patamar acima do habitual. “Queremos que as pessoas nos visitem e se sintam bem em Alcobaça. E hoje há respostas que não tínhamos no passado, temos mais camas para as pessoas pernoitarem, temos excelentes restaurantes, gastronomia, maçã de Alcobaça única no país e no mundo e os presuntos do porco malhado de Alcobaça. A recém-inaugurada Iluminação de Natal na cidade de Alcobaça, apesar das restrições energéticas a nível nacional, é uma aposta na valorização do comércio tradicional de Alcobaça.

Por fim, Hermínio Rodrigues confirmou que Alcobaça irá contar com um novo evento anual: a Festa da Maçã de Alcobaça, “um compromisso eleitoral”, para promover “um produto de excelência e uma marca do nosso território.” O evento está a ser estudado em parceria com os produtores e poderá ou não ser integrado na Feira de São Bernardo, de forma a potenciar a segunda marca do território e um produto único no mundo.

    Mário Lopes 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.