Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Cidade será Capital Portuguesa da Cultura

Turismo Centro de Portugal felicita Aveiro pela candidatura a Capital Europeia da Cultura

Aveiro

A Turismo Centro de Portugal, pelo seu presidente, Pedro Machado, felicita publicamente o Município de Aveiro pelo que considera “extraordinário trabalho realizado na candidatura desta cidade a Capital Europeia da Cultura em 2027. A cidade de Aveiro merece todos os elogios pelo trabalho realizado que, sem dúvida, irá ser devidamente aproveitado nos próximos anos”, diz Pedro Machado.

Mas nem tudo se perdeu, apesar de ter sido Évora a escolhida. O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, anunciou que Portugal passará a ter, a partir de 2024, anualmente, uma Capital Portuguesa da Cultura, com uma dotação estatal de 2 milhões de euros. As primeiras serão as capitais agora preteridas de Aveiro, Braga e Ponta Delgada.

“#vamosjuntos foi o mote da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027. E é esse espírito agregador e coletivo, de concertação de vontades, que gostaria de destacar. A decisão anunciada hoje favoreceu a candidatura de Évora, que está de parabéns: tenho a certeza de que irá ser uma magnífica Capital Europeia da Cultura. Mas as restantes 12 candidatas, em especial as outras três finalistas, lote que inclui a cidade de Aveiro, merecem todos os elogios pelo trabalho realizado que, sem dúvida, irá ser devidamente aproveitado nos próximos anos”, sublinha Pedro Machado.

“Congratulo o presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves, e toda a sua equipa, assim como todos os parceiros envolvidos, pelo trabalho notável que desenvolveram. Souberam ler e interpretar o território, alinhá-lo com os objetivos da candidatura e, sobretudo, com os desafios deste projeto europeu. Estou certo de que Aveiro, com o apoio do Centro de Portugal, irá concretizar muitos dos projetos apresentados na candidatura – em especial durante o ano em que for Capital Portuguesa da Cultura, como foi anunciado hoje pelo Ministro da Cultura – e que presenteará os aveirenses e os visitantes com iniciativas inesquecíveis”, acrescenta.

“Com esta candidatura, foi dado um passo muito importante para a consolidação de Aveiro como uma cidade intrinsecamente cultural e tecnológica. São projetos como estes que ajudam a estruturar os destinos e que contribuem para o seu desenvolvimento, integrado, coeso e visionário”, conclui Pedro Machado.

Sobre o projeto Aveiro 2027

Em junho de 2018, iniciou-se o processo de elaboração de um Plano Estratégico para a Cultura, um processo aberto e participado de análise, auscultação e reflexão estratégica, que se assumiu como a base de processo de candidatura da cidade de Aveiro a Capital Europeia da Cultura.

A Câmara Municipal de Aveiro foi a líder deste processo, tendo como entidades copromotoras a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, a Universidade de Aveiro, a Associação Industrial do Distrito de Aveiro CCI – CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro e um vasto conjunto de entidades públicas e privadas. Estiveram também envolvidas centenas de pessoas, instituições culturais, artistas, decisores políticos, a comunidade académica e o meio empresarial.

Saiba mais em: https://aveiro2027.pt/

Sobre o Turismo Centro de Portugal

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

Fonte: TCP e PV

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.