Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

Opinião

Quão útil é um filtro de ar em um carro? Por que é importante trocá-lo e como escolher o correto

Há quem possa pensar que conduzir é uma tarefa simples e, para executá-la, basta entrar num carro, dar partida e começar a guiar pela cidade. No entanto, a tarefa pode ser um pouco mais complexa, já que também é tarefa do condutor zelar para que todo o veículo esteja em seu perfeito estado de funcionamento. Para isso, é preciso prestar atenção a elementos que normalmente são “esquecidos”, sobretudo porque não estão à vista. Um desses é o filtro de ar de um carro que, para os mais leigos, pode até parecer uma peça pouco importante, mas que, ao contrário disto, é um dos elementos principais para uma condução mais segura. Observe mais alguns pontos sobre este assunto!

Investimento em segurança

O filtro de ar é uma peça extremamente importante para a saúde do motor do carro e, ao circular com esta peça danificada, o condutor pode comprometer não apenas a segurança do seu próprio veículo, mas também de todo o meio que o cerca. Isso porque o filtro de ar, além de reter partículas para que estas não entrem no motor, também faz o papel inverso: é responsável por fazer com que os gases que saem dos canos de escape sejam menos contaminantes e, consequentemente, menos nocivos ao meio ambiente.

Imagem do filtro de ar retirada de www.autopecasonline24.pt

Um filtro que não esteja em condições, portanto, gera muitos prejuízos particulares e também para as vias públicas. Basta pensar nos carros que por vezes circulam nas estradas com as traseiras completamente pretas, graças aos gases extremamente poluídos que saem dos tubos de escape. Outro ponto que deve ser levado em consideração é que os filtros de ar gastos e/ou comprometidos podem atrapalhar imensamente na poupança dos condutores, já que gastam ainda mais combustível — um recurso cada vez mais escasso nos dias atuais.

Como saber a hora de trocar o filtro?

Como quase tudo o que diz respeito aos carros, as trocas de filtros não têm um período único e devem ser pensadas de acordo com cada marca e mesmo de acordo com cada utilização específica — por exemplo, um condutor que faz uso diário do seu veículo em grandes cidades pode ter de trocar o filtro de ar mais rapidamente em comparação a um condutor que apenas precisa do veículo aos fins de semana. Por norma, as trocas de filtros são realizadas próximas às inspeções periódicas de cada veículo, no entanto, no caso de veículos mais novos que podem demorar mais algum tempo até que sejam obrigados a irem às inspeções, pode ser interessante contactar uma oficina de confiança para garantir que os filtros ainda estejam aptos ao trabalho.

Outra medida que não é recomendada de todo é a limpeza dos filtros de ar. Isso porque estas limpezas, ainda que possam ser realizadas em ambientes profissionais, não garantem o bom funcionamento dos filtros dado que os componentes foram desenhados para serem peças descartáveis. Os prejuízos a longo prazo podem ser muito maiores, inclusive com o comprometimento total do motor, por isso, não se perde nada, pelo contrário, apenas ganha-se, ao dar a devida importância a esta peça pequenina mas com um grande impacto na saúde dos veículos.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.