Edição: 282

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/5/8

No âmbito da programação das festas de Natal da cidade de Leiria

All Dance está de volta para pôr Leiria a dançar

All Dance

O All Dance está de volta para colocar Leiria a dançar, com três sessões agendadas já para os próximos dias 12, 13 e 14 de dezembro, no Mercado de Sant’Ana, em Leiria, entre as 13h30 e as 16h30, no âmbito da programação das festas de Natal da cidade de Leiria. Na iniciativa os estudantes da licenciatura em Desporto e Bem-Estar e do Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) em Intervenção Sociocultural e Desportiva, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, vão ensinar danças da região de Leiria, entre outras de Portugal e do resto do mundo. Para participar basta aparecer no recinto à hora marcada.

Depois de duas edições condicionadas, o All Dance regressa com a 15.ª edição, cheia de força e energia, para animar a cidade de Leiria. «Este ano será novamente mão na mão e braço com braço, com toda a proximidade e alegria que a dança requer. Este evento, apoiado pelo município de Leiria desde a sua génese, passou a ser parte integrante da programação de Natal, sendo neste momento uma marca portuguesa e um espaço de memórias, experiências e aprendizagem multidisciplinar. O All Dance pode ser considerado como uma atividade de inclusão espontânea onde participam estudantes de vários pontos do país, de várias nacionalidades, juntamente com a comunidade de Leiria e várias camadas da sociedade, contemplando pessoas com deficiência, idosos, crianças, famílias num misto de várias gerações. Um verdadeiro portal de emoções onde todos dançam e são incluídos em comunidade», afirma Marisa Barroso, professora da ESECS e coordenadora do All Dance Leiria.

O All Dance surgiu com o objetivo de criar uma avaliação diferente e entusiasmante para os estudantes, para que estes se sentissem estimulados e desafiados a continuar a ensinar danças tradicionais e populares. «Estar em contexto real permite aos jovens verem que conseguem ensinar e que as pessoas gostam de dançar. Um dos comentários mais comuns dos estudantes, nos pós All Dance, é que era mais fácil do que pensavam e que as pessoas fazem mesmo o que eles pedem. Reconhecem o potencial da dança e, ao longo destes 15 anos de All Dance, são muitos os estudantes que acabam por desenvolver os próprios projetos inspirados neste evento, continuando a ensinar danças em contexto profissional», refere a professora.

O All Dance funciona como um laboratório de prática pedagógica da Dança Tradicional e Popular muito apelativo para professores de várias áreas. Os professores vão para Leiria em busca de novo reportório, inspiração e motivação para as suas próprias aulas. Para ensinar as danças os jovens estudantes desenvolvem estratégias com base na didática e metodologia que lhes foi transmitida. A forma como resolvem os problemas do ensino e aprendizagem são muito diversificadas e úteis para os professores.

Este ano, com o objetivo de valorizar a participação dos professores e colmatar uma lacuna na formação específica dos docentes, na área da Dança Tradicional e Popular, o All Dance é também uma ação acreditada e reconhecida de curta duração, no âmbito da formação contínua para efeitos da progressão na carreira dos docentes.

Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.