Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

Em todos os domingos do mês de fevereiro

Rota gastronómica inspirada em Eça vai estar à mesa em oito restaurantes de Leiria

Cartaz

Depois do roteiro pelas ruas da cidade, o Município de Leiria propõe nova experiência sensorial inspirada na literatura de Eça de Queirós, em especial o seu romance “O crime do padre Amaro”.

Nos oito restaurantes que aderiram a esta iniciativa – Ao Largo (sujeito a reserva), Aromas com Tradição, Bottega de Tapas, Cervejaria LizBar, Mata Bicho, Cardamomo, Monte Carlo e Porto Artur – poderá encontrar petiscos como os ovos com chouriço, o arroz de favas, a cabidela, o bacalhau com pimentos e o creme queimado, descritos nas obras do escritor.

Com esta iniciativa pretende-se divulgar e envolver os operadores económicos da área da restauração, à boleia do enorme sucesso e adesão que a Rota d’O do Padre Amaro está a registar, fortalecendo também o espírito local de ligação à obra de Eça de Queiroz.

A Rota d’O Crime do Padre Amaro

A Rota segue seis pontos chave presentes no enredo do romance de Eça de Queirós, que servem de palco para os momentos dramatizados pelo grupo de Teatro O Gato – Palavras de Sobra – Associação de Artes. O público é convidado a percorrer estes 6 pontos da Rota, acompanhado pelo “próprio” Eça de Queirós (representado por Fernando José Rodrigues), e assistir ao desenrolar do romance entre Amélia (Sónia Francisco) e Amaro (Rodrigo Sá Pessoa).

São oito, ao todo, os atores que compõem os quadros vivos e dramatizados ao logo do percurso, em que o público poderá conhecer Júlio Teles, o amanuense da administração do concelho (João Carvalho), Carlos da Botica, o farmacêutico (Zetó Antunes), João Eduardo, o noivo de Amélia (Francisco Cordeiro), o Cónego Dias, antigo professor de Amaro (Mané Lopes) e a S. Joaneira, mãe de Amélia (Graça Laranjeiro).

A nova edição da Rota d’O Crime do Padre Amaro, cujo guião de adaptação baseado na obra homónima de Eça de Queirós e direção de atores, é da autoria de Fernando José Rodrigues,  e acontece em todos os domingos do mês de fevereiro, com início às 11 horas e local de concentração na Praça Rodrigues Lobo.

As inscrições são obrigatórias na plataforma VisitLeiria, ou em:  https://forms.office.com/e/Y5grkq9587

    Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.