Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

No dia 24 de fevereiro às 21h

Historiador Fernando Rosas profere conferência sobre os 48 Anos de ditadura na Central das Artes de Porto de Mós

Cartaz

O historiador e Professor catedrático Fernando Rosas é o orador convidado para a conferência ‘48 Anos de ditadura: os mecanismos de sobrevivência do regime’, no dia 24 de fevereiro, sexta-feira, às 21h, na Central das Artes, em Porto de Mós.

No âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril (2022-2024) em Porto de Mós, o ano de 2023 tem como tema “«não se pode falar disso» – controlo social, repressão e censura no Estado Novo” e elege como objetivo central debater e divulgar as formas de repressão utilizadas pelo Estado Novo que visavam reprimir movimentos sociais, políticos ou laborais que representassem uma ameaça à sobrevivência do regime.

As modalidades e instrumentos aos quais o sistema político dominante recorria eram diversos, incluindo a violência preventiva (utilizando a expressão de Fernando Rosas), até à ação atenta e vigilante da PIDE, apoiada numa extensa rede de informadores. A estas, juntava-se a atuação sistemática da Censura, com efeitos profundos na imprensa, na produção artística e na literatura e, ainda, em sentido lato, a guerra e a emigração a salto, que faziam pairar sobre a população o peso da separação forçada por via da mobilização militar ou da clandestinidade.

Juntavam-se as múltiplas formas de discriminação sistemática das minorias religiosas, étnicas ou sexuais e as consequências da falta de oportunidades e da pobreza que afetava a generalidade da população.

Com vista a potenciar o debate esclarecido sobre estes temas fundamentais, o ciclo de conferências Ditadura e Democracia: Que História? Que Presente? Que Futuro? pretende convidar renomados investigadores a proferirem conferências nos temas da sua especialidade. Além de permitir à população local o contacto próximo e a partilha de conhecimento com investigadores reconhecidos no panorama nacional, esta atividade pretende também afirmar as comemorações em Porto de Mós no contexto regional, através da criação de oportunidade para a discussão e debate com a população, partindo de intervenções de grande mérito científico e reconhecimento público e mediático.

A segunda sessão contará com a presença de Fernando Rosas, professor catedrático jubilado no departamento de História da Faculdade de Ciência Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Investigador no Instituto de História Contemporânea da mesma instituição, do qual foi fundador e Presidente da Direcção entre 1994 e Fevereiro de 2013.

A sessão terá lugar no dia 24 de fevereiro, pelas 21h00, no Auditório da Central das Artes, com a temática “48 Anos de ditadura: os mecanismos de sobrevivência do regime”. Para além da partilha de conhecimento, haverá lugar ao debate e troca de ideias com os presentes.

A sessão contará, ainda, com a presença da Arquivo Livraria, que disponibilizará obras sobre esta temática.

No decorrer de todo o mês de Fevereiro, a Biblioteca Municipal de Porto de Mós terá em destaque, também, as obras que tem disponíveis sobre o 25 de Abril.

     Fonte: PA|GC|CMPM

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.