Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

Evento decorre entre 21 de abril e 7 de maio

Primeiro festival das Reservas da Biosfera portuguesas vai encerrar nas Berlengas

Ilhas Berlengas

Pela primeira vez, as Reservas da Biosfera (RB) portuguesas vão ser palco de um festival conjunto com exposições, oficinas artísticas, showcookings, trilhos e visitas guiadas, debates e música.

O Festival das Reservas da Biosfera de Portugal decorre entre 21 de abril e 7 de maio, com a abertura a decorrer em Santana, na Madeira, e na Graciosa, nos Açoes. Já o encerramento do festival está marcado para a RB das Berlengas. As restantes Reservas aderentes participam através da realização de “eventos espelho” promovidos localmente, envolvendo instituições e população residente nesses territórios.

Para o primeiro dia do festival, na RB de Santana, está prevista a abertura da Feira Agrícola e uma sessão de cinema “Cartas de Fora”, de Luís Miguel Jardim.  Já na ilha da Graciosa haverá a inauguração de várias exposições, música, ateliês, palestras, gastronomia e divulgação da Marca Biosfera Açores, no Picadeiro António Maria da Cunha. Também na RB das Berlengas, está prevista a inauguração da exposição “BerlengAzul – A Riqueza abaixo da linha de Água”.

As iniciativas continuam no segundo dia com showcookings sobre a famosa queijada da Graciosa e o caldo de peixe, na RB da Ilha Graciosa, e as comemorações do Dia Mundial da Terra, na RB da Ilha do Porto Santo. Na RB de Santana o dia é pontuado por uma Feira do Pão e Artesanato.

Na agenda do Festival das Reservas da Biosfera de Portugal, que se prolonga até ao dia 7 de maio, estão ainda previstas atividades como a visita orientada à Ilha da Berlenga: Das Pardelas aos Piratas e Residências Artísticas, na RB das Berlengas, limpeza subaquática, na RB da Ilha da Graciosa, percursos pedestres e exposições de projetos desenvolvidos pelas próprias reservas.

O evento pretende valorizar o território, o desenvolvimento económico e sustentável da rede de Reservas da Biosfera em Portugal. Além disso, tem como objetivo acrescentar valor e conhecimento científico aos territórios portugueses classificados pela UNESCO, através da partilha de conhecimento e boas práticas entre cidadãos e residentes, entidades públicas e privadas.

O festival é promovido pela Quaternaire, em colaboração com as Reservas da Biosfera de Portugal, e decorre no âmbito do Projeto “Reservas da Biosfera: territórios sustentáveis, comunidades resilientes”. As entradas são gratuitas, mas a maioria das atividades estão sujeitas a inscrição prévia e com vagas limitadas.

Mais detalhes sobre o primeiro Festival das Reservas da Biosfera podem ser consultados em https://www.reservasdabiosfera.pt/festival ou nas redes sociais do Projeto (Instagram, Facebook e LinkedIn).

    Fonte: WLP

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.