Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

A Música dá Trabalho

Projeto forma jovens em Alcobaça para o setor da música

Cartaz

No dia 23 de março teve início, em Alcobaça o projeto A Música dá Trabalho. Esta iniciativa cultural, comunitária e educativa da Omnichord Records (CCER Mais, CRL), resulta da candidatura “Movimentos Alternativos para Práticas Artísticas” apresentada à Direção Geral das Artes. O Município de Alcobaça associou-se a este projeto, por ser um território de grande desenvolvimento das artes performativas, que visa promover concertos em escolas, capacitando os alunos do Ensino Secundário sobre as múltiplas funções e profissões associadas ao setor musical.

A capacitação é efetuada através da participação dos alunos, acompanhados de mentores especializados, durante os momentos em que as equipas técnicas estão a desenvolver os diferentes trabalhos e que possibilitam que um concerto seja apresentado ao público.

Após a montagem, haverá um momento aberto em que os alunos podem colocar dúvidas relativas às profissões envolvidas, depois são convidados a assistir a um showcase.

Paralelamente, recebem um exemplar do livro “A Música Dá Trabalho”, com textos de Patrícia Martins e Hugo Ferreira e ilustrações de Diogo Monteiro (Tenório), que refletem profissões ou funções ligadas à indústria da música. Da técnica de luz à gestora de redes sociais, da engenheira de som ao assistente de palco, da compositora ao agente, são 22 personagens que guiam os alunos na descoberta de quem faz o quê antes da música lhes chegar aos ouvidos.

Alcobaça, território onde a Música tem grande tradição comunitária e associativa, com ilustres músicos de carreira internacional, tem o capital humano ideal para acolher este projeto, ajudando paralelamente a criar novos públicos e a estimular a criação artística.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.