Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Produção de betão pronto quase triplicou nos últimos 8 anos

Indústria do Betão Pronto reúne 200 profissionais em debate em Peniche

Betonagem de um edifício

Assinala-se esta segunda-feira, dia 5 de junho, no Hotel MH em Peniche, a 5.ª edição do Dia do Betão, organizado pela Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto (APEB). O aumento de 100 milhões de euros na faturação entre 2021 e 2022 – de 400 para os 500 milhões de euros – e o incremento na produção de betão na ordem dos 0,5 milhões de metros cúbicos, passando de 6,1 para 6,6 milhões, são alguns dos dados revelados pela Associação. O evento junta cerca de 200 profissionais, empresas e entidades portuguesas da construção e engenharia para discutir o estado do setor.

Jorge Reis, diretor-geral da APEB, declara que “o setor mantém a tendência de crescimento sustentado que se verifica desde 2016, registando-se um aumento na faturação de 100 milhões de euros entre 2021 e 2022, de 400 para os 500 milhões de euros”. O número de trabalhadores diretos e indiretos também ascendeu a cerca de 2.300, em 2022, em comparação com os 2.000 verificados em 2021.

Nesta que será a primeira edição do evento em formato presencial pós-pandemia e na qual participa pela primeira vez Luís Goucha na qualidade de presidente da APEB, estarão ainda em destaque as inovações e tecnologias que têm vindo a ser aplicadas ao betão e o impacto que têm na redução da pegada ecológica deste material.

Outro dos temas estruturais para a indústria do Betão Pronto prende-se com a sensibilização para a aplicação do Decreto-Lei 90/2021. “Este diploma veio, finalmente, tornar obrigatória a certificação dos produtores de betão e a verificação da resistência do betão aplicado em todas as obras, apesar de continuarem a existir grandes falhas tanto na sua implementação como na fiscalização que compete à ASAE e às câmaras municipais”, afirma Jorge Reis, que deixa o alerta para o real impacto deste decreto.

“O cumprimento deste Decreto-Lei, além de contribuir para a sustentabilidade das construções, é o instrumento que poderá garantir que os edifícios portugueses, na ocorrência de um sismo de grandes dimensões, não correm sérios riscos”, realça.

Tendo em conta esta preocupação, a APEB tem vindo a realizar sessões de esclarecimento e sensibilização para este tema junto dos municípios, com cerca de uma centena de webinares realizados até à data.
Além de aprofundar tópicos como a inovação e a tecnologia aplicadas ao betão ou a redução da pegada ecológica, o Dia do Betão tem também como objetivo promover o contacto entre as empresas do setor e as mais relevantes entidades portuguesas da construção e engenharia.

Programa
09h30: Sessão de abertura
Ângelo Miguel Ferreira Marques – Vereador da Câmara Municipal de Peniche
Luís Goucha – Presidente da APEB
10h00: Novos tipos de cimento – reduzir a pegada ecológica ao longo da cadeia de valor do cimento e do betão, por Ângela Nunes – ATIC, Associação Técnica da Indústria de Cimento
10h30: Os Edifícios de Betão Armado são estruturas seguras? por Rita Bento – Universidade de Lisboa – Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos
11h00: Importance of ensuring the strength of concrete in concrete structures, por Asli Ozbora – ERMCO, European Ready Mixed Concrete Organization
12h00: A contribuição do DL 90/2021 para a segurança e durabilidade das construções, por Arlindo Gonçalves – LNEC, Laboratório Nacional de Engenharia Civil
12h30: O impacto no setor da construção do DL 90/2021, por Jorge Reis – diretor-geral da APEB

    Fonte: AKStrategies

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.