Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

No dia de lançamento do 10º Concurso Nacional de Jovens Agricultores

Presidentes do PSD e CDS visitam Feira Nacional de Agricultura e deixam críticas ao Governo

Nuno Melo participou no lançamento do 10º Concurso Nacional de Jovens Agricultores

A FNA 23 – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo, certame que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, até ao dia 11 de junho registou esta segunda-feira, dia 5 de junho, uma grande moldura humana e foi palco do lançamento do 10º Concurso Nacional de Jovens Agricultores.

Presidente do PSD visita Feira Nacional de Agricultura

O presidente do PSD, Luís Montenegro, visitou esta segunda-feira a FNA 23 – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo e disse que “vale a pena acreditar na agricultura portuguesa. É importante para aproveitamento dos recursos naturais, para a preservação do meio ambiente e é bom para a nossa soberania alimentar”.

O responsável do PSD alertou o executivo para “respeitar o mundo agrícola e os agricultores que estão com as candidaturas paradas” e adiantou que “o sector perdeu a confiança no Ministério da Agricultura.”

Nuno Melo participa na 10ª Conferência de Jovens Agricultores

À margem da 10ª Conferência Nacional de Jovens Agricultores, Nuno Melo, presidente do CDS-PP, que participou no evento, criticou a ministra da Agricultura por constantes conflitos com o setor e lamentou ausência de regras que permitam que os agricultores se candidatem a projetos, assim como a situação das Direções Regionais de Agricultura.

10º Concurso Nacional de Jovens Agricultores

A competição, apresentada durante a 10ª Conferência Nacional de Jovens Agricultores e promovida pela CAP, decorrerá até ao dia 1 de setembro, sendo o vencedor anunciado no dia 5 de setembro na Agroglobal.

Recorde-se que o vencedor conquista um passe direto para representar Portugal no Congresso e no Concurso Europeu de Jovens que se realiza anualmente sob o patrocínio do Parlamento Europeu, momento em que o vencedor nacional se apresentará em representação de Portugal.

Conversas de Agricultura

Feira é a maior do País dedicada à Agricultura

Ao longo do dia foram vários os debates que decorrerem no âmbito do ciclo “Conversas de Agricultura”. A Agrogarante promoveu o debate “Sustentabilidade: Garantir o Futuro das Empresas” que teve como objetivo mostrar caminhos às empresas que as possam tornar competitivas e sustentáveis de modo a atrair trabalhadores qualificados e mais financiamento para as suas ações.

O colóquio “Soluções integradas de Bioeconomia para a Mobilização da cadeia Agroalimentar” organizado pela Escola Superior Agrária de Santarém teve como intuito demonstrar a importância de encontrar soluções integradas ao nível da sustentabilidade, desperdício alimentar, valorização de produtos e resíduos, promover a adoção de soluções tecnológicas e rastrear as etapas da cadeia de valor agroalimentar.

Já o Município de Santarém, com a colaboração da Associação de Agricultores Do Ribatejo, promoveu o Seminário “Água como fator de ordenamento e desenvolvimento do território”, iniciativa que teve como objetivo apresentar os resultados do estudo prévio para o levantamento, caraterização e análise dos recursos hídricos da Lezíria do Tejo – Vala da Azambuja.

Animação na FNA 23

No campo da animação, realce para as exibições da Escola de Toureio “Vila Franca de Xira”, “Escola de Toureio da Moita do Ribatejo”, treinos de forcados promovidos pelo “Grupo de Forcados Amador de Coimbra”, “Grupo de Forcados de Caldas da Rainha”, para SALERO – Sevilhanas na Feira ou Human’Art – Andas e Malabarismo.

Para esta terça-feira, 6 de junho, continua o Ciclo “Conversas de Agricultura” destacando-se o seminário “Gestão da Atividade Agrícola na Era Digital” e a “Conferência Internacional: O primeiro ano de aplicação dos Regimes Ecológicos nos diferentes Estados Membros.”

Fonte:

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.