Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Promovido pelo Nariz Teatro

CRIAJAZZ - Festival Novo Jazz leva novas sonoridades a Leiria e Batalha

Ebrima Mbye

O CRIAJAZZ – Festival Novo Jazz nasceu da necessidade de dar visibilidade a uma rubrica que o Nariz Teatro desenvolve há vários anos, há cerca de duas décadas. “Noites com Jazz” ou “Jazz às quintas” deram e dão a conhecer projetos originais de jovens músicos que com as suas dinâmicas criativas procuram afirmar-se no mundo da música.

Pelo espaço do Nariz passaram músicos portugueses, mais ou menos conhecidos, mas também oriundos de outros pontos do globo, como por exemplo Itália, EUA, Inglaterra.

Pelo quarto ano consecutivo o CRIAJAZZ apresenta-se, em 2023, no Castelo de Leiria e, pela primeira vez, no Jardim do Visconde da Barreira (Leiria) e no concelho da Batalha, de 18 de junho a 13 de agosto.

Oriunda da Ucrânia, Kateryna Avdysh, dá voz às suas composições e acompanhada ao piano, dá o pontapé de saída à edição de 2023.

Seguem-se os músicos Gastão Silva e Hugo Ferreira, com um projeto exclusivo, a Mimo’s Dixie Band, o espanhol Pedro Molina com o seu quarteto composto por músicos portugueses e o korista Ebrima Mbye oriundo da Gâmbia, a residir atualmente em Portugal.

O cartaz é variado e eclético, composto de originais. Com o formato preparado para espaços alternativos que não às salas convencionais, o CRIAJAZZ é um misto de sonoridades variadas, vivências e experiências, individuais e coletivas. Este Festival é um espaço de criação e experimentação, sendo alguns dos projetos apresentados em estreia. Tudo isto é Jazz, tudo isto faz o CRIAJAZZ.

Programa

18 junho – ÀVDYSH Band (Castelo de Leiria)
Katerina Avdysh – composição e voz
Manuel Oliveira – piano

2 julho – Yin e Yang (Jardim do Visconde da Barreira)
Gastão Silva – composição e clarinete
Hugo Ferreira – guitarra

16 julho – Mimo’s Dixie Band (Batalha)
André Carvalho – Tuba (blue mime) Beatriz Mendes – Trombone (purple mime) Carlos Raposo – Trompete e banjo (brown mime) David Valente – Washborad, vibrafone e malabarismo (green mime) Luis Carvalho – Clarinete e Banjo (Orange mime) Miguel Estima – Bateria (Miguel Estima)

30 julho – Pedro Molina Quarteto (Jardim do Visconde da Barreira)
Miguel Meirinhos – piano
Filipe Dias – guitarra
Gonçalo Ribeiro – bateria
Pedro Molina – composição e contrabaixo

13 agosto – Ebrima Mbye Solo (Castelo de Leiria)
Ebrima Mbye – kora

Mais informações em:

https://fb.watch/l0yo3VBW3n/ 

https://www.facebook.com/onariz.teatro

https://www.onarizteatro.pt/o-nariz/

https://www.instagram.com/onarizteatro/

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.