Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Nas três unidades hospitalares

Centro Hospitalar de Leiria recebe mais de 6 milhões de euros para projetos de “Eficiência Energética dos Edifícios”

Painel Solar

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) recebeu recentemente a aprovação das três candidaturas do projeto “Eficiência Energética dos Edifícios da Administração Pública Central” a executar nas três unidades hospitalares: no Hospital de Santo André, em Leiria, no Hospital Distrital de Pombal (HDP) e no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO). A aceitação das candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência do Fundo Ambiental, traduz-se num apoio financeiro de 6.227.417,79 euros, que corresponde à totalidade dos valores propostos, e o período de execução deste investimento tem um prazo máximo de 24 meses.

«Os projetos aprovados irão permitir a modernização das instalações técnicas do CHL e resultam do empenho levado a cabo pelos colaboradores envolvidos neste processo. Consistem na materialização de medidas de eficiência energética e hídrica, nomeadamente na implementação de medidas no âmbito das energias renováveis e substituição de equipamentos por outros mais eficientes, com metas de poupança e retorno do investimento bem definidas com monitorização pós intervenção», explica Pedro Faria, diretor do Serviço de Instalações e Equipamentos do CHL.

Algumas das medidas patentes na candidatura são transversais a todas as unidades hospitalares do CHL, como, por exemplo, a instalação de um sistema solar fotovoltaico para autoconsumo, de um sistema solar térmico, a substituição de luminárias, a instalação de sensores de presença/movimento e a substituição de torneiras, chuveiros e autoclismos. No HSA, são mais as medidas a implementar, destacando-se a substituição das Unidades de Tratamento de Ar, a substituição do sistema de automação e gestão técnica centralizada, a remodelação das centrais de ar comprimido respirável, industrial e vácuo, ou a intervenção nos meios de elevação.

«A execução deste plano de eficiência energética em edifícios da Administração Pública Central representa uma revolução no campo da utilização racional de energia e na eficiência hídrica, conforme candidatura aprovada pelo PRR do Fundo Ambiental, que financia a 100% os investimentos que já começámos a realizar», salienta Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL. «Pretendemos levar a cabo todas as medidas propostas para o resultado final representar um centro hospitalar ambientalmente mais sustentável, eficiente e racional no uso da energia e dos recursos hídricos.»

    Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.