Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

ESTM de Peniche encontra soluções em recursos marinhos

Estudantes do Politécnico de Leiria respondem a problemas da agricultura da região Oeste

Participantes da Blue & Green Academy do projeto ‘ORCHESTRA – add-value to ORCHards through thE full valoriSaTion of macRoalgAe’ macRoalgAe’

Estudantes do mestrado de Biotecnologia dos Recursos Marinhos da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria integram a segunda edição da Blue & Green Academy do projeto ‘ORCHESTRA – add-value to ORCHards through thE full valoriSaTion of macRoalgAe’ e propõem soluções inovadoras, baseadas em recursos marinhos, para resolver desafios agroindustriais da região Oeste. O projeto é financiado pelo COMPETE 2020 e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia em cerca de um milhão de euros.

O consórcio internacional do projeto ORCHESTRA, liderado pela empresa portuguesa CAMPOTEC IN e que inclui os Politécnicos de Leiria e Cávado e Ave, a Technological University of the Shannon (Irlanda) e a Vorarlberg University (Áustria), tem explorado algas marinhas da costa portuguesa à procura de compostos que permitam substituir os atuais produtos químicos na produção de pera e maçã por soluções mais sustentáveis e naturais.

A Blue & Green Academy é promovida pelo consórcio, em parceria com a ESTM de Peniche. Durante dois meses, os estudantes interagiram com membros da indústria e da academia em sessões que lhes permitiram compreender melhor os problemas que diversos tipos de produção agrícola enfrentam. Com o apoio destes mentores e de investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-IPLeiria), pesquisaram formas de oferecer soluções ao setor, utilizando recursos de origem marinha.

Estudantes do mestrado de Biotecnologia dos Recursos Marinhos da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria

Estas soluções passaram por reduzir o consumo de água ou o impacto da seca, até limitar o impacto de algumas doenças nos cultivos. Durante este período, desenvolveram também as soluções e testaram-nas à pequena escala, sempre numa ótica de sustentabilidade e economia circular. O processo culminou na apresentação das propostas dos estudantes nas instalações da CAMPOTEC IN em Torres Vedras a diversos atores do tecido industrial e academia, no dia 7 de junho.

«A grande aposta da ESTM é claramente na definição de novos contextos de ensino-aprendizagem que permitam implementar medidas de inovação pedagógica baseadas em desafios reais colocados pela indústria», sublinha o diretor da ESTM, Sérgio Leandro.

«Através desta abordagem», continua, «será possível dotar os estudantes das competências e conhecimentos mais valorizados pelos futuros empregadores, facilitando a sua inserção na vida ativa e o sucesso no desempenho das suas funções. A ligação estreita entre a formação e a participação ativa em projetos de I&D de excelência desenvolvidos pelas unidades de investigação, como é o caso do MARE do Politécnico de Leiria, proporciona uma aprendizagem ativa e relacionada com desafios societais», conclui.

O professor no mestrado de Biotecnologia dos Recursos Marinhos e responsável pelo projeto e pela Blue & Green Academy, Marco Lemos, destaca o facto de «modelos como esta academia permitirem desafiar os estudantes com problemas reais, de forma a propor soluções para problemas sentidos pelas empresas e que têm profundos impactos económicos, num ecossistema academia/indústria».

Marco Lemos destaca ainda a possibilidade de «estes estudantes de mestrado interagirem com mentores da indústria e da academia e, num processo criativo, desenvolverem e testarem soluções, com origem marinha, para problemas que têm revelado graves impactos na produtividade agrícola e que se afiguram críticos para o futuro do setor na região Oeste».

«O setor agrícola lida e terá de lidar cada vez mais com diversos desafios relacionados com as alterações climáticas, a escassez de água, a maior incidência de doenças nos cultivos, ou a necessidade de inovação e melhoria da qualidade dos produtos, pelo que projetos destes, que permitem a interação com instituições como o Politécnico de Leiria, são muito importantes para importar a inovação e conhecimento gerado e que poderá trazer um grande impacto positivo na economia das empresas da região e do país, refere Délio Raimundo da CAMPOTEC IN – Conservação e Transformação de Hortofrutícolas, S.A».

«Com esta parceria, reforçamos a nossa estratégia, em procurar alternativas naturais para os problemas emergentes, como é nosso lema: ‘A Natureza bem entregue”’, conclui.

      Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.