Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Santarém

Setor agrícola esteve em debate na Feira Nacional de Agricultura

Showcooking

A FNA 23 – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo, que decorre até este domingo, 11 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, contou na sexta-feira com vários seminários integrados no Ciclo de Conferências “Conversas de Agricultura”, ações de showcooking e muita animação tradicional.

Na área do debate e reflexão, a Amiba promoveu o seminário “As galinhas autóctones portuguesas como produtoras de superalimentos de qualidade” durante o qual se discutiram temas como a “Carne das Raças Autóctones”, “Qualidade dos Ovos” e a “Biosegurança em explorações avícolas”.

Debater o crescimento e desenvolvimento sustentável dos territórios foi o objetivo da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova na conferência “Agricultura Biológica e Bio – Regiões. “Oportunidades de capacitação do sector agrícola”, “Alimentação Equilibrada e Sustentável”, “Agriculturea Biológica – organização e apoios” foram alguns dos temas abordados.

A importância do reconhecimento institucional do modelo de produção agroecológico em Portugal foi o mote para o debate organizado pela CNA –

– Confederação Nacional da Agricultura, em co-organização com o CeCAFA – Centro de Competências para a Agricultura Familiar e Agroecologia. A Formação Profissional em Agroecologia, o reconhecimento institucional de um Sistema Participativo de Garantia e, ainda, a inclusão de um eco-regime dedicado ao modelo agroecológico no PEPAC, foram temas em discussão.

A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas organizou a conferência “Pacto Ecológico Europeu e o seu Impacto na Agricultura Nacional”, com o intuito de avaliar as consequências dos futuros instrumentos comunitários, tendo em conta que serão discutidos na União Europeia vários diplomas como o uso sustentável dos fitofármacos, restauro da natureza, emissões industriais, bem-estar animal, entre outros

Dia de Azambuja

A presença de Azambuja foi dinamizada por vários representantes da gastronomia e do sector vinícola com diversos momentos de degustação:  Torricado d’Azambuja, provas de vinhos, queijos, enchidos e doces. Às 19h30 teve lugar uma harmonização de Torricado, Manja e Lapardana com vinhos Quinta da Lapa.

Provas na Cozinha

No Auditório Provas na Cozinha (Nave A) realce para a Degustação de Produtos de Galinhas Autóctones (Org. AMIBA), Showcookinh Bimby (Org. Vorwerk), “Presunto de Porco Alentejano com Vinhos de São João da Pesqueira (Org. Mun. Ourique)  ou “Beer Pairing com José Pesquinha e Chef Igor Martinho” (Org. Agenda Mobilizadora InsectERA).

Animação

A Feira Nacional de Agricultura também é uma festa e não  faltam os momentos de animação. Danças de Salão, Fado, Grupos de Música Tradicional, Balancé e Largada de Toiros animaram os visitantes. O  dia encerrou com o concerto dos irmãos “Calema”.

Sábado, 10 de junho, destaque para várias provas equestres como o 12º Concurso Nacional da Égua Afilhada, 29º Concurso Nacional Oficial de Coudelarias Portuguesas, 2ª Exibição Luso – Espanhola de Atrelagem de Tradição – Prova de Apresentação, Percurso e Maneabilidade, “Concurso de Traje à Portuguesa” e “Concurso de Apresentação do Cavalo de Sela”.

A animação não faltará com demonstrações de folclore, danças tradicionais, cantares ao desafio e as inevitáveis Largadas de Toiros.

     Fonte: CNEMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.