Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Santarém

Feira Nacional de Agricultura foi uma montra da dinâmica da agricultura portuguesa e da afirmação das raízes ribatejanas

Sessão de balanço da Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo 2023

Uma afirmação de vitalidade da agricultura e das tradições ribatejanas A FNA 23 –  Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo que teve início no dia 3 de junho no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e que encerrou este domingo, dia 11 de junho, foi uma montra da atual dinâmica da agricultura portuguesa e uma afirmação das suas raízes ribatejanas. O evento atraiu visitantes de todos os pontos do país, que reconhecem a feira como o maior certame agrícola nacional.

A escolha do ovo como tema central da FNA foi um sucesso e do agrado de expositores e visitantes. Na entrada principal do recinto esteve patente “Eggcident, uma intervenção artística de Henk Hofstra – artista plástico holandês – com ovos estrelados gigantes cujo intuito foi chamar a atenção dos visitantes para a problemática das alterações climáticas, questão relevante para a agricultura, indústria, turismo e transversal a todos os setores da sociedade.

Nos Claustros, sob a responsabilidade da ANAPO – Associação Nacional dos Avicultores Produtores de Ovos, esteve patente uma exposição de empresas ligadas ao ovo, desde a produção, transformação e distribuição e que dinamizaram atividades relacionadas com o sector. Este espaço contou com uma decoração própria alusiva ao tema da feira, ações de showcooking, palestras e apresentações de produtos inovadores destinados ao consumidor.

FNA conquista “Sê-lo Verde 2023”

A FNA foi reconhecida pela 1ª vez pelo Ministério do Ambiente como “Evento Sê-Lo Verde 2023”, no âmbito de uma candidatura apresentada para o efeito e que tem como objetivo incentivar a adoção de boas-práticas ambientais, inovadoras e com impacto ambiental, social e económico nos grandes eventos, através do financiamento de práticas ecológicas a adotar nesses mesmos certames.

Durante os nove dias de feira o compromisso com o meio ambiente foi uma constante. Com o objetivo de reduzir a pegada ecológica a FNA 23 apostou em copos reutilizáveis e no recinto estiveram instalados ecopontos para a reciclagem de Papel, Vidro, Plástico e Embalagens de Metal. No âmbito do projeto “Sê-lo Verde 2023” disponibilizaram-se ao público vários pontos de água de modo a reduzir o consumo de plástico e colocaram-se depósitos de beatas de cigarros em pontos estratégicos.

A Feira Nacional de Agricultura, em colaboração com a Rodoviária do Tejo, colocou à disposição dos visitantes um serviço de autocarros gratuitos, sendo alguns deles elétricos.

Líderes políticos na Feira Nacional de Agricultura

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou a Feira Nacional de Agricultura, visitou os vários espaços do evento entre as 11.00h e as 18.00h onde não faltaram as habituais selfies, tão do agrado dos visitantes.

O evento recebeu os principais líderes partidários como Luís Montenegro, presidente do PSD, André Ventura, presidente do Chega, Rui Rocha, presidente da Iniciativa Liberal, Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP e Nuno Melo, presidente do CDS-PP.

António Ventura, secretário Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural dos Açores, a Comissão de Agricultura e Pescas, Armindo Monteiro, presidente da CIP ou Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal, foram outras personalidades presentes.

Conversas de Agricultura e Encontros

No âmbito do Ciclo de Conferências “Conversas de Agricultura”, a sustentabilidade e o respeito pelo ambiente, estiveram sempre na ordem do dia, em debates de grande valia técnica e bastantes apreciados pelos participantes.

A FNA 23 recebeu 32 ações que decorreram nos dias úteis entre Seminários e Encontros Empresariais destacando-se a Conferência Global de Avicultura (7 junho), Aplicação do PEPAC em 2023 (7 junho) ou a 10ª Conferência de Jovens Agricultores (5 junho) durante a qual foi lançado o 10º Concurso de Jovens Agricultores.

Realce ainda para a apresentação do estudo de opinião dos portugueses sobre a agricultura nacional realizado pela Universidade Católica a pedido da CAP – Confederação dos agricultores de Portugal e no qual 67% dão nota negativa à atuação do governo.

Exposição de Maquinaria

A Exposição de Maquinaria e Equipamentos voltou a ser um dos pontos fulcrais da feira com uma mostra que exibiu as últimas novidades do mercado numa demonstração de um sector inovador, sofisticado e com a utilização de muita tecnologia, que expôs máquinas de grande e pequeno porte, tratores e alfaias para todo o tipo de culturas e utilizações.

A presença das principais marcas de máquinas e equipamentos atraiu visitantes de todos os pontos do país e foram efetuados muitos contactos e estabelecidos bastantes negócios. De realçar o empenho dos expositores na apresentação dos espaços, que muito contribuiu para o sucesso desta área.

Exposição Institucional e de Equipamentos

Durante a FNA 23, a Nave B teve patente uma mostra de organizações do sector como associações e instituições. Neste espaço, os visitantes puderam conhecer algumas das empresas de referência que atuam neste mercado e que têm preocupações ambientais, procuram o respeito pela natureza e apostam em projetos cada vez mais sustentáveis, como é exemplo a Agenda Mobilizadora InsectERA, que tem como objetivo a utilização de insetos como fonte nutricional alternativa e desenvolvimento de matérias-primas.

Paralelamente à FNA, decorreu a Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém, promovida pelo Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém – iniciativa que teve como intuito promover contactos e negócios com as empresas da região.

Prazer de Provar

Com uma apresentação cuidada e aposta numa imagem mais moderna e sofisticada por parte dos expositores, o Salão Prazer de Provar na Nave A é cada vez mais uma referência da Feira Nacional de Agricultura e que coloca à disposição dos visitantes inúmeros produtos de qualidade (Vinhos, queijos, azeites, enchidos, doces, entre outros), muitos deles com a “chancela” Portugal Sou Eu. Nesta área realce para o Programa Cozinha ao Vivo, repleto de várias ações dirigidas ao público e também iniciativas de empresas para os seus clientes.

Paralelamente, destaque para a presença de inúmeras Câmaras Municipais de vários pontos do país, que consideram a feira o local ideal para promover a sua região e os seus produtos mais emblemáticos.

Exposição comercial, artesanato e gastronomia

Um novo sistema de ventilação, que também protege dos efeitos da chuva, tornou a Nave C um espaço mais confortável para expositores e visitantes. Os vários espaços comerciais, os expositores de artesanato e as zonas de restauração no recinto contaram com muita afluência. Este foi um dos principais pontos de encontro das pessoas para degustar produtos ou almoçar e jantar, num ambiente mais típico e rural.

Dia de Santarém (7 junho)

O Município de Santarém, as Juntas de Freguesia do concelho, as associações e instituições celebraram o Ribatejo e as suas tradições no dia 7 de Junho. A FNA recebeu 1800 crianças das escolas do concelho, uma iniciativa da Câmara Municipal de Santarém e da CAP no âmbito da campanha PAC4ALL, que tem como Intuito explicar aos mais novos a importância da Agricultura e os objetivos da Política Agrícola Comum.

De realçar a presença de 60 jovens voluntários da Escola Técnica e Profissional do Ribatejo (Tremês) e da Turma de Desporto do Liceu Sá da Bandeira (Santarém) que acompanharam os mais novos ao longo do dia e ajudaram na organização do evento.

Com a presença de produtores locais no stand do Município, decorreram várias atividades como atuações de grupos e bandas musicais, espetáculos de acordeão, danças com ranchos folclóricos, malabarismos, ginástica acrobática, entre outras iniciativas num dia muito animado e repleto de alegria.

Dia dos Municípios

Todos os Municípios pertencentes à Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo tiveram um dia que lhes foi dedicado no programa da Feira. No dia 3 realce para Almeirim, no dia 4 destaque para Alpiarça e no dia 5 para Cartaxo e Salvaterra de Magos. No dia 6 o dia foi de Benavente, a 7 também se evidenciou a Golegã e a 8 a Chamusca. Nos dias 9, 10 e 11 distinguiram-se Azambuja, Rio Maior e Coruche, respetivamente. Os vários Municípios trouxeram à feira produtores dos concelhos, grupos musicais, e proporcionaram aos seus visitantes dias diferentes na Feira Nacional de Agricultura.

Exposição Agropecuária

A organização da Feira Nacional de Agricultura procura proporcionar as melhores condições aos animais em exposição para que a mostra pecuária tenha sempre uma grande representação das raças autóctones portuguesas. Durante a FNA 23, marcaram presença diferentes raças bovinas, equinos, representando algumas das coudelarias nacionais, além de caprinos, ovinos, suínos e galinhas de raças autóctones e exóticas num total de cerca de 400 efetivos.

Tradição Ribatejana

A Feira Nacional de Agricultura voltou a apostar nas tradições e cultura ribatejanas. O público teve oportunidade de assistir a mercados tradicionais, largadas de toiros, desfiles e provas de campinos, provas de velocidade, perícia e condução de cabrestos, exibições de folclore e música popular.

Neste âmbito realce para várias “Demonstrações de Toureio” promovidas pelas Escolas de Toureio de “Vila Franca de Xira”, “Moita do Ribatejo”, “Montijo” e “Azambuja”, que estiveram na FNA para aulas nesta área.

De realçar também a presença dos Grupos de Forcados “Amador de Coimbra”, “Caldas da Rainha”, “Amadores de Beja”, “Amadores de Montemor-o-Novo”, “Amadores de São Mansos”, “Leões da Agrária”, “Aposento da Moita”, “Amadores de Évora” que aproveitaram o espaço da FNA para mostrar ao público o que são “Treinos de Forcados”.

Estas são características da Feira do Ribatejo que a organização muito valoriza e que tudo fará para que se mantenha no futuro.

O programa de Atividades Equestres foi variado, destacando-se o Concurso de Dressage Nacional, a Jornada de Equitação do Trabalho, o 12º Concurso Nacional da Égua Afilhada da Raça Lusitana, o 29º Concurso Nacional Oficial de Coudelarias Portuguesas e a 2ª Exibição Luso-Espanhola de Atrelagem de Tradição.

Animação e Espetáculos – Um layout diferente

O Grande Auditório foi palco de ações de animação como o concerto de encerramento de ano letivo do Conservatório de Santarém ou a Festa das Universidades Seniores, iniciativas que contabilizaram no total 1900 pessoas.

Para a FNA 23 criou-se um espaço próprio e individualizado para a animação noturna – Bares, Carrosséis, Concertos – de modo a que estas atividades não colidissem com outras iniciativas e permitissem um maior conforto aos visitantes. Apesar da ideia ter sido bem acolhida, a organização reconhece que esta mudança não resultou bem no primeiro dia, o que levou a modificações para a melhoria da utilização do espaço, tendo corrigido a questão para os restantes dias. Esta é uma área que iremos tentar melhorar na próxima edição.

Apoios FNA 23

A realização da FNA 23 só foi possível devido ao apoio de patrocinadores, empresas e visitantes presentes em mais uma edição da Feira Nacional de Agricultura e que sempre demonstram confiança nesta grande feira e no sector agrícola. E no último dia da FNA23, se começou a preparar a edição de 2024, que já tem data marcada: 8 a 16 de junho.

    Fonte: CNEMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.