Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Propriedade do munícipe Eduardo Gaspar

Documentos dos séculos XVIII e XIX da Marinha Grande cedidos para depósito e partilha com o público

Assinatura do protocolo com Eduardo Gaspar

O Município da Marinha Grande celebrou um contrato de depósito documental com o munícipe Eduardo Gaspar, para guarda, tratamento técnico-arquivístico, conservação, estudo e acesso público de um conjunto de documentos datados entre os séculos XVIII e XIX.

O munícipe Eduardo Jorge Pereira da Silva Gaspar, detentor de vários documentos de interesse histórico do concelho da Marinha Grande, datados entre o século XVIII e XIX, manifestou a sua vontade em que os mesmos fossem depositados no Arquivo Municipal da Marinha Grande enquanto fosse vivo.

Trata-se de uma coleção de documentos, grande parte deles inéditos, que o munícipe foi adquirindo ao longo de vários anos, sobre diversos assuntos de interesse histórico/cultural com elevada relevância patrimonial do concelho.

Manuscrito da coleção

O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, enaltece esta atitude de depósito da documentação, para que possa ser tratada, conservada e disponibilizada para consulta e estudo de todos os interessados, incentivando outros colecionadores a seguir o mesmo gesto altruísta, em prol da reconstituição e registo da história local.

O contrato foi assinado no dia 5 de junho, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Arquivos, que se comemorou a 9 de junho.

    Fonte: GCI|CMMG

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.