Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Construção do novo Centro Escolar dos Marrazes, requalificação da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira e EB 2,3 D. Dinis

Três escolas de Leiria recebem investimento superior a 19 milhões de euros

EB2,3 D. Dinis

A melhoria das condições de ensino no concelho de Leiria, assumida como uma prioridade do Município, está em curso, com um investimento superior a 19 milhões de euros, na construção do novo Centro Escolar dos Marrazes, a decorrer, e na requalificação da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (ESALV) e da EB 2,3 D. Dinis.

Os projetos, que darão resposta a 2.552 alunos, foram apresentados numa visita às obras em curso no Centro Escolar dos Marrazes, esta terça-feira, dia 13 de junho, em que foi aprovada, em reunião de Câmara, a abertura de concurso público para a requalificação e apetrechamento da E.B.2,3 e Secundária Afonso Lopes Vieira. A intervenção nesta escola, com um investimento global de 4.939.168,45€, contempla 14 salas do 3.º ciclo e 29 salas do ensino secundário, dando resposta formativa a 1075 alunos.

No caso da EB 2,3 D. Dinis, cujo concurso público será lançado a curto-prazo, está previsto um investimento global de 7.178.844,67€, contemplando 14 salas do 2.º ciclo e 24 salas do 3.º ciclo que vão albergar 877 alunos.

Prevê-se que, nestas duas escolas, que se encontram num avançado estado de degradação, as obras tenham início durante o próximo ano letivo, sendo candidatadas a fundos comunitários.

No caso do Centro Escolar dos Marrazes, cujos trabalhos se encontram em fase adiantada, o investimento é de 7,2 milhões de euros, oferecendo oito salas do pré-escolar e 16 salas do 1.º ciclo, dando resposta a 600 alunos, 200 do pré-escolar e 400 alunos do 1.º ciclo.

Na visita, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, destacou a importância destas obras para a reposição de justiça no acesso, por igual, de todos os alunos do concelho a escolas de qualidade.

“Estas obras, há muito ambicionadas, são um passo importante para repor justiça educativa e comunitária, e também um sinal de esperança para o nosso futuro coletivo no que diz respeito à atratividade na área da educação”, destacou, acrescentando que o Município de Leiria pretende estar na linha da frente no lançamento de projetos que, como estes, podem beneficiar de fundos comunitários.

A vereadora da Educação, Anabela Graça, afirmou que o Município tem como primeira prioridade a qualidade do ensino, o sucesso escolar e a equidade do território, assumindo estes projetos grande importância para a criação de condições para o bom funcionamento do espaço pedagógico.

Anabela Graça realçou ainda a importância que estes três projetos vão assumir na resposta à sobrelotação das escolas do concelho, contribuindo para a construção de um território sem assimetrias educativas, resolvendo ainda o problema de degradação das instalações destes estabelecimentos.

A visita contou ainda com a presença da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno, que deu nota da evolução significativa que estes projetos representam para a educação num concelho que regista uma procura muito elevada nas suas escolas, necessitando, por isso, de uma atenção redobrada nesta área.

A presidente da CCDRC realçou ainda a importância da transferência de competências na área da Educação para os municípios, pela maior proximidade, capacidade e agilidade de concretização de obra.

Para além das obras em curso, o Município de Leiria pretende ainda planear uma nova escola na zona urbana de Leiria, na zona de S. Romão, e dar continuidade ao planeamento  de modernização do parque escolar no concelho, designadamente a EB 2, 3 Marrazes, EB 2,3/S Maceira, EB 2,3 Caranguejeira, EB 2,3 Correia Mateus, EB 2,3/S Carreira, EB 2,3 Colmeias, EB 2,3 Santa Catarina da Serra e EB 2,3 José Saraiva.

  Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.