Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Conjugando a tradição com a inovação

Festas do Bodo estão de regresso com The Gift, FF, Plutónio, Gisela João, Resistência e Bonga

Apresentação das Festas do Bodo 2023

As Festas do Bodo estão de regresso a Pombal com uma programação diversificada que conjuga a tradição com a inovação. Serão promovidas “várias iniciativas que perspetivam umas grandes festas”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão.

As festividades seculares, que são umas das mais relevantes do concelho de Pombal, decorrerão de 27 de julho a 1 de agosto, numa organização tripartida entre o Município, a PMUGest – Pombal Manutenção Urbana e a Adilpom – Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Locais de Pombal, em parceria com várias entidades como a Confraria do Bodo, a Paróquia de Pombal e o Rancho Típico de Pombal.

Uma das novidades para a edição deste ano é a realização do Bodo das Freguesias. A intenção é “envolver todas as freguesias do concelho para que todos os munícipes se identifiquem com as Festas do Bodo”, explica Pedro Pimpão.

Com o apoio da Confraria do Bodo, a iniciativa pretende igualmente dinamizar a Praça Marquês de Pombal, correspondendo a um desígnio antigo de integrar a dinâmica cultural do Bodo ao centro histórico da cidade.

Destaca-se também o regresso da vertente rural com o Agro-Bodo, no espaço junto às piscinas municipais. O objetivo é recuperar uma tradição antiga para valorizar e incentivar os produtores agrícolas locais, com destaque para a exposição de diferentes raças de ovinos, caprinos e bovinos, e com a realização de várias atividades relacionadas com o sector, destinadas a miúdos e graúdos.

Na mesma zona, surge mais uma vez o Bodo dos Pequeninos, este ano dedicado à arte circense, com diversas atividades que farão certamente as delícias dos mais novos.

Por seu turno, será comemorado o Dia dos Avós, com a presença dos utentes das várias instituições de solidariedade social e lares privados do concelho, com a animação a cargo de Ruizinho de Penacova.

Na vertente desportiva, mantém-se a realização a Prova do Bodo, denominada de Corrida João Faria, e que, se a saúde assim o permitir, participará na mesma à semelhança do ano anterior. Será realizada também mais uma edição da Corrida das Farturas e da Caminhada do Bodo.

Ainda na área do desporto, será retomado o percurso de BTT “Na rota dos fornos do bodo”, que percorrerá essencialmente as freguesias de Abiul, Pombal e Santiago de Litém.

Por sua vez, a devoção à Nossa Senhora do Cardal é a essência das Festas do Bodo. A tradição cumpre-se com a Missa seguida de Procissão de Velas, e Pregação, sendo um dos pontos mais altos a celebração de Missa e Grandiosa Procissão, na tarde de domingo, 30 de julho.

Este ano com a participação de cerca de um milhar de jovens peregrinos, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que serão, por esses dias, acolhidos em Pombal, oriundos de vários países como Polónia, Estados Unidos da América, Roménia e Emirados Árabes Unidos.

Destaca-se igualmente a realização do tradicional Festival de Folclore, em colaboração com o Rancho Típico de Pombal. Um evento que será transmitido pela Rádio Portugal Folclore TV, e que, este ano, além de quatro ranchos nacionais, contará com a participação especial de um grupo de Sevilha (Espanha).

À semelhança do ano anterior, as Festas do Bodo encerrarão na terça-feira, dia 1 de agosto, com o Dia da Diáspora, no Castelo de Pombal. Um momento que pretende prestar reconhecimento à comunidade emigrante do concelho.

Quanto à animação cultural, o programa é diversificado e distribuído pelos diversos espaços da cidade e todos com entrada gratuita. Pelo palco principal, instalado no Largo do Arnado, passarão artistas de índole nacional com espetáculos dirigidos às várias gerações: FF acompanhado pela Banda Filarmónica Ilhense, Plutónio, The Gift; Gisela João; Resistência e Bonga.

De realçar a continuidade na divulgação do que de melhor se faz no concelho, com a aposta nos agentes locais, quer com espaços destinados a artesãos, quer com a novidade do Bodo das Freguesias, que trará associações locais à Praça Marquês de Pombal e dinâmicas culturais promovidas pelos próprios.

Está garantida a participação de mais de 40 agentes culturais com participação ativa direta nas festividades, sublinhando a atuação de artistas locais nas aberturas de cada um dos espetáculos no palco principal (Largo do Arnado).

Haverá um maior envolvimento da comunidade local com a atuação de diversas escolas de música e dança do concelho, no palco do Jardim do Cardal, e com animação de rua e arruadas.

Quanto à vertente económica, regista-se já uma participação significativa do tecido empresarial local nos diversos espaços de mostra de atividades económicas, existindo ainda quatro espaços comerciais que registam, atualmente, uma elevada presença de empresa de fora do concelho nas diferentes áreas de atividade.

Estão reunidas as condições para que as Festas do Bodo sejam vividas por todos os que visitem o concelho, mas em especial por todos os pombalenses, que anualmente têm, por ocasião das festividades, uma oportunidade para encontros e reencontros.

Ao afirmar, na sessão pública de apresentação do evento que decorreu ontem, dia 15 de junho, que “o Bodo é dos pombalenses e para os pombalenses”, o presidente da Câmara Municipal referiu que a autarquia está “cem por cento disponível para acolher sugestões e contributos” que sejam apresentados.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.