Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Diretor do Serviço de Cardiologia do CHL assume liderança durante dois anos

João Morais nomeado presidente da European Mediterranean League Against Thrombotic Diseases

Dr. João Morais

João Morais, diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), foi recentemente nomeado presidente da European Mediterranean League Against Thrombotic Diseases (EMLTD), para um mandato de dois anos, em anúncio realizado no 28.º Congresso Internacional de Trombose, realizado em Lisboa. A EMLTD é uma liga científica e educacional que tem como finalidade promover o estudo da origem e das causas das doenças tromboembólicas, bem como o seu diagnóstico, prevenção e tratamento, e reúne grandes especialistas europeus neste domínio.

«À semelhança de outros cargos internacionais em que estive envolvido, este é mais um motivo de orgulho e, ao mesmo tempo, uma honra. Não é mais do que o reconhecimento que os nossos pares fazem da nossa competência, em primeiro lugar na área científica em que se atua, mas também no reconhecimento da capacidade para liderar grupos e organizações», destaca João Morais.

«Esta Liga tem objetivos claros no domínio da formação, área fortemente comprometida pela pandemia e que me cabe agora recuperar. Os mais novos são o foco principal. Como o nome indica, os países da Bacia Mediterrânica são os principais protagonistas da Liga e procurarei dar uma atenção especial aos menos desenvolvidos e àqueles que vivem com economias menos favorecidas. O próximo congresso em 2025 irá realizar-se em Marraquexe, dando corpo a esta ideia», adianta o novo presidente da EMLTD.

Médico cardiologista desde 1988 e diretor do Serviço de Cardiologia do CHL desde 2001, João Morais fez parte de vários organismos da Sociedade Europeia de Cardiologia e integrou seis direções da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, sendo seu presidente honorário. Foi ainda membro fundador da Competência em Emergência Médica, e coordenador do grupo de trabalho que levou à utilização de desfibrilhadores cardíacos por não médicos.

Foi ainda o criador da Unidade de Hemodinâmica e Intervenção Cardiovascular do CHL, inaugurada em 2010, e coordena o Centro de Investigação do CHL desde a sua criação em 2014. É autor e coautor de cerca de 500 trabalhos científicos em revistas prestigiadas da especialidade, realizou mais de 600 apresentações científicas por convite em território nacional e internacional, colabora com os mais importantes centros mundiais de investigação de Cardiologia, e é o criador e responsável da plataforma educacional “Challenges in Cardiology”.

     Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.